BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de mai. de 2011

“O Espírito ensinará tudo e será o nosso guia” – Nancy

23/05/2011: 2ª feira


            Quem ama Jesus Cristo passa a ser uma pessoa com nova roupagem, uma pessoa que acolhe os seus mandamentos, é obediente, conhece o caminho e é conduzida pelo Espírito Santo.

            Quando estamos em sintonia perfeita com o Pai, através de seu filho Jesus Cristo, o Espírito Santo sopra em cada um de nós, de forma peculiar. Nessa forma peculiar o Espírito Santo nos direciona à caminhada missionária, fazendo-nos instrumentos de evangelização junto aos irmãos, conforme os dons que nos foram concedidos.

            Podemos e sabemos diferenciar quando é o Espírito Santo que nos orienta, porque há uma energia diferente interagindo em nós. Mas não dá para explicar ou descrever exatamente como Ele toca e age em cada um de nós, pois é uma experiência íntima de cada pessoa, de cada cristão.

            É Jesus quem diz: "Se alguém me ama, cumpre a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada." Ser morada do Espírito Santo é algo vivificante e inspirador que nos leva a fazer da palavra de Deus a força motriz de nossas vidas.

            Esta comovente história nos ensina um pouco sobre a crença no Espírito Santo que age nas e através das pessoas. Vejamos: 

Em 1929, Frank Morris embarcou num navio com destino à Suíça. Ele tinha esperado ansiosamente por essa viagem já há algum tempo. Todavia, aquela se transformou numa experiência humilhante. Uma senhora que era responsável por cuidar dele trancava Frank em sua cabine a cada noite. Depois de um rápido desjejum, Frank podia se exercitar um pouco, mas se sentia um tolo por ser conduzido pelo convés do navio como um animal numa coleira. Então, a senhora colocava Frank numa cadeira de sol. Sempre que ele encontrava algum passageiro amistoso, que o convidava para um passeio pelo convés, a senhora objetava, dizendo que tinha que ficar sempre de olho nele.

Frank era um adulto, com curiosidades e desejos normais para um adulto. Mas ele também era cego. A senhora que cuidava dele acreditava que ele não conseguiria tomar conta de si mesmo. Frank era tratado como se fosse um pacote que tinha que ser carregado de um lado para o outro.

No entanto, ao chegar a Suíça, a vida de Frank mudou drasticamente. Enquanto estava ali, ele aprendeu sobre cachorros que eram treinados para guiar os cegos. Quando voltou aos Estados Unidos, ele trouxe consigo um pastor alemão chamado Buddy. Depois de algum tempo, Frank fundou uma organização mundial chamada Seeing Eye ("Olho que Vê").

Agora, com Buddy ao seu lado, Frank podia ir a qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer pessoa. Ele finalmente se sentiu livre. Durante uma demonstração para um grupo de repórteres, numa movimentada rua da cidade de Nova Iorque, Buddy guiou seu amigo de maneira muito sábia para cruzar a rua de um lado para o outro, enquanto os carros passavam apressados por eles. Por confiar em Buddy, Frank facilitou muito essa travessia. Os repórteres que tinham visão tiveram uma dificuldade muito maior; um chegou inclusive a pegar um táxi para fazer essa travessia.

            Podemos trazer esta lição para a nossa vida cotidiana, pensando: quantas e inúmeras vezes temos o Espírito Santo como nosso guia, soprando o que devemos ou não fazer? E nos disfarçamos de surdos! Ou indicando por quais lugares podemos seguir para chegar aos propósitos desejados, e fazemos de conta que não entendemos as placas sinalizadoras! Ainda, inspirando-nos a escrever ou falar, transformando-nos em seus instrumentos de ação junto aos irmãos... E nos imobilizamos no comodismo!

 

            Por que demonstramos resistência em nos entregar nas mãos da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo? Por que resistimos, se dizemos acreditar na declaração: "Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus?" (Romanos 8.14) Não podemos ter dúvidas quanto a nossa efetiva filiação divina, que nos presenteia de comungar com o  Pai, vivendo pela fé...

            Caros irmãos e irmãs em Cristo: coloquemos nossas vidas nas mãos do Espírito Santo, reconhecendo-nos deficientes, limitados, ignorantes em algumas situações ou contextos. Não somos autossuficientes, nem precisamos ser! Deixemos, pois, que Ele seja o único guia da nossa trajetória terrena. Amém!

Abraços fraternos, com carinho, na paz do Senhor!

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário