BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mai. de 2011

Ninguém conseguirá tirar a vossa alegria – Diac. José da Cruz

 

 

Dia 3 de Junho Evangelho João,  16, 20-23                                

 

 

 

No evangelho de ontem Jesus consolava os seus discípulos falando-lhes que iriam passar por uma tristeza temporária, mas que depois iriam experimentar uma grande alegria. Hoje ele acrescenta algo mais: ninguém conseguirá tirar do coração do discípulo essa alegria.

Entretanto, o Mestre não engana ninguém, terão de passar pela tristeza, pelo calvário da desilusão e da amargura, certa ocasião, dois discípulos lhe pediram lugares honrosos e importantes quando se instaurasse o seu Reino, e Jesus indagou-lhes "Por acaso estais dispostos a beber o cálice da amargura do qual vou beber?" . Eles disseram que sim, mas não sabiam do que estavam falando, agora, ao aproximar-se a "hora de Jesus" como João denomina a sua paixão e morte, chegou o momento dos discípulos beberem também desse cálice amargo. Tem cristão que busca um cristianismo do oba-oba, um mar de rosas, uma paz acomodada em si mesmo, e acha que ser discípulo é isso.

Quanta ilusão! Aqui uma pergunta é importante, será que nosso Deus é algum masoquista? Que sentido tem o sofrimento em nossa vida ? Não vamos desanimar ao buscar uma resposta para essa pergunta, mas já antes de Jesus, nossos irmãos do Judaísmo tentavam encontrar uma resposta e até se produziu uma novela, lembram-se

Da História de Jô ? Pois é, agora ela irá se repetir em Jesus Cristo, esmagado, aniquilado, aparentemente derrotado na cruz do calvário, porém, o Pai o glorificou com a Ressurreição. Não há ressurreição sem calvário, não há alegria sem tristeza, claro que aqui não se trata de qualquer alegria ou tristeza, mas da construção do Reino de Deus, que é e sempre será dolorosa, desafiadora e sofrida. Nosso Deus seria injusto  se servisse do sofrimento do homem, para implantar o seu Reino, O sofrimento é conseqüência da luta entre os poderes e valores que se opõe ao Reino, e essa luta se dá primeiramente dentro de nós, no Sacrário de nossa consciência, onde temos que discernir entre o Bem e o Mal.

Quem lutar em e com Jesus chegará vitorioso, e sentirá uma alegria que é eterna e que ninguém conseguirá arrancar. Dá até para aplicar aqui aquele ditado tão verdadeiro, 'Quem ri por último, ri melhor", as Forças do Mal serão todas elas destruídas em definitivo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário