BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de mai. de 2011

“Jesus caminha sobre as águas” – Claudinei M. Oliveira

       

Sábado, 07 de Maio de 2011.

 

Evangelho – Jo 6, 16-21

 

            Neste Evangelho de João Jesus apresenta-se humano e divino ao mesmo tempo. Sendo um Jesus preocupado com as pastorais, em cuidar de seu povo, ser fiel aos princípios do Pai, mantendo viva a fé e prosseguindo na missão evangelizadora na comunidade. Assim, é um Jesus que anda nas águas do mar da Galileia enfrentando tempestade avassaladora que fizeram os discípulos remarem mais de cinco quilômetros nas adversidades. Mesmo nesta circunstancias Jesus, o cuidador, fica frente a frente com os discípulos e dispensa o barco, mostrando-nos o quinto sinal.

           

            O difícil é entender o porquê deixar Jesus sozinho na montanha e contrariar tudo o que presenciou. Jesus acabara de fazer a partilha, alimentando uma multidão, pregando a vida e o caminho reto no Senhor; mas os discípulos preferiram regressar a vida da miséria e da opressão. Abandonaram Jesus e partiram bem de tardezinha mar adentro com ventos fortes para Cafarnaum. Neste contexto os discípulos não aceitaram a libertação e voltaram para ser escravizados. Fizeram ao contrário das pregações e ações de seu mestre.

 

            Seguir Jesus não é fácil. As atitudes deixadas por este mestre requer perseverança e determinação.  Devemos abdicar de muitas  coisas terrenas para compreender o projeto do Reino de Deus. Às vezes não temos coragem de abandonar a vida pregressa  por comodismo ou por conveniência. Para realizar o projeto pessoal enfrentamos  situações constrangedoras de morte. Colocamos a serviço do capital e empurramos com a barriga a graça gratuita de Deus. A fé torna-se pequena e deixa ser convencido pelas facilidades  momentâneas da vida.

 

            Os discípulos por questões não analisadas fizeram  sua vontade. Mesmo participando diretamente da vida de Jesus, acreditaram que valeria a pena arriscar suas vidas para consolidar um desejo: voltar para a vida fácil e desregrada. Mas Jesus, neste momento divino fez-se diante deles nas águas agitadas  a acreditar quem realmente era o seu mestre. Por isso que através do medo ouviram de Jesus que 'sou eu. Não tenhais medo'. Porque amedrontar com seu mestre? Talvez porque vistes andando sobre as águas? Este encontro na escuridão mostra que a Luz deve ser almejada e vivida para que não caia na perdição. Quem anda na escuridão ainda não entendeu o propósito de Deus, mas quem anda na Luz, já recebeu o dom do Espírito Santo fortificador e protetor. Agora escolha: vão continuar na adversidade da vida enfrentando as durezas ou vão querer voltar para o Pai e usufruir a felicidades sem fim. Deu a entender que os discípulos compreenderam, pois a barca imediatamente chegou à margem para onde estavam indo.

 

            Portanto, não tenhamos medo de abraçar o projeto do Reino de Deus. Sempre, como afirmou no passado, Deus estará ao nosso lado nos protegendo e nos guardando do perigo. Bastam termos fé e compreender os sinais apresentados. Amem!

--
Claudinei M. de Oliveira

 

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário