BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de mai. de 2011

Eu e o Pai somos um - Newton

 

Evangelho (João 10,22-30)

Terça-Feira, 17 de Maio de 2011.

 

Jesus como judeu participava dos costumes de seu povo, e por isto estava lá naquele momento na festa da Dedicação do Templo. Esta festa também conhecida como a festa das Luzes, considerada importante porque comemoravam o grande milagre da vitória dos Macabeus e a multiplicação do óleo que manteve acesa a chama do candelabro na festa da Dedicação do Templo por oito dias após a sua purificação.

 

Para melhor entender o significado da Festa da Dedicação, devemos voltar um pouco na história. Há 200 anos antes de Cristo, a Assíria havia dominado o povo judeu, e neste período foi muito forte a influência pagã nos cultos judaicos, e os templos consagrados a Deus foram profanados com cultos dedicados aos deuses pagãos.

 

Os judeus entraram em luta e conseguiram retomar vitoriosamente Israel, e em seguida providenciaram a purificação do templo inaugurando-o novamente para o culto de adoração a Deus. Na hora em que os soldados deveriam acender o candelabro do Templo, perceberam que faltava óleo puro conseguindo apenas uma medida suficiente para um dia, mas por milagre este óleo durou por mais de uma semana, tempo suficiente para se conseguir outro óleo consagrado para o candelabro do Templo.

 

Dá para entender a importância da festa da Dedicação para o povo judeu. Jesus sendo judeu estava ali naquele momento importante para o seu povo, passeando no Templo, no pórtico de Salomão quando foi questionado pelos judeus que disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente". Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim".

 

Aquele povo estava comemorando o grande milagre do passado proporcionado por Deus na época do rei Antioco, mas não conseguia ver no presente os grandes milagres realizados por Jesus, e, não o reconheciam. Por isto Jesus repreendia-os dizendo: "vós, porém não acreditais porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem, Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão".

 

O Cristo estava ali bem próximo deles, mas ainda duvidavam, nem mesmo vendo as obras acreditavam que Ele poderia ser o Messias. Que pena! Comemoravam o grande milagre do passado, mas o maior de todos estava ali naquele momento Jesus o Filho de Deus, aquele que veio para restaurar e purificar o templo de Deus no ser humano, profanado pelo pecado.

 

Será que nós também não estamos perdendo a oportunidade de deixar que nosso corpo que é o templo de Deus, também hoje tão profanado pelo pecado seja purificado? Jesus Cristo está no nosso meio querendo realizar o grande milagre da salvação em nossas vidas. Jesus veio para realizar em nós a purificação, veio ser a Luz a iluminar as nossas vidas. Apesar de sermos o templo de Deus, muitas vezes deixamos este templo ser profanado, colocando outros deuses no lugar de Deus Pai.

 

Como os soldados que acenderam a luz do Templo, nós também devemos deixar a Luz de Cristo acender em nosso interior, para que nós sejamos luzes para aqueles que ainda não fazem parte do rebanho de Cristo.

 

Amém!

Newton

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário