BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mai. de 2011

Coragem. Levanta, pega tua cama e anda.

Ano A - Dia: 30/06 –

Mt 9,1-8

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais.

Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez." (Sl 12,6)

Vamos refletir como tema central deste Evangelho a misericórdia de Deus, o Senhor da Vida, que perdoa nossos pecados e nos convida à graça da amizade com Deus.

A cura do paralítico  introduz hoje a chamada "disputa da Galiléia". São cinco enfrentamentos entre Jesus e os chefes do povo. O evangelista aponta para a cruz, ou seja, tudo o que vai acontecer ao longo do Evangelho leva ao Calvário. O evangelista ensina que a cruz não é um acidente na vida e missão de Jesus, mas tudo se encaminha para ela, como um rio para o mar.

Hoje, somos convidados a refletir a pergunta: quem é Jesus de Nazaré? Qual é a sua missão?

Jesus é o que se encarnou como um de nós para fazer-se homem, para que os homens cressem no Filho do Homem, dizendo ainda que não é a Lei que salva, mas o espírito da Lei que vivifica o homem, ou seja, a salvação das almas e Reino de Deus.

Meus irmãos, A Liturgia de hoje mostra Jesus vencendo uma exclusão maior do que a do leproso do domingo passado: a do pecado. Jesus, hoje, ao invés de curar o paralítico, perdoa os seus pecados. E quando os teólogos da primeira fila começam a protestar, dizendo que só Deus pode perdoar o pecado, Jesus realiza o sinal da cura para mostrar sua autoridade: autoridade do "Filho do Homem".

A história não contou que o aleijado era pecador. Mas Jesus o sabia. Aliás, quem não é pecador? E essa deficiência pode ser, ainda, interpretada como a deficiência que o pecado nos causa, privando-nos da graça. Somos todos deficientes, suplicando a misericórdia de Nosso Senhor para que nos resgate e nos conceda, pelos méritos de sua Paixão e Morte, as graças que nos permite uma vivência íntima e elevada com Ele.

Jesus se revela como detentor do poder-autoridade de Deus. Ele é mais que um curandeiro. Ele tem poder sobre o pecado e a morte. Ele é o "Filho do Homem". O que ele veio fazer não era tanto tirar as doenças físicas, mas cassar o pecado. Deus não quer nem mais se lembrar do pecado do povo (cf. Is 43,18-19.21-22.24-25). Curar, até os médicos conseguem. Perdoar, só Deus... e seu Filho Jesus.

Irmãos e Irmãs,

Rezar é muito bom, diria até, excelente. Porém, mais do que rezar, temos que ter atitudes e obras de caridade. Devemos superar os fariseus que rezavam o dia todo, cumpriam toda a lei, mas não tinham caridade e não conheciam o perdão e o amor.

Será o paralítico, enfermo e entrevado numa cama, que reconhecerá Jesus, o Messias, o Filho de Deus, pedindo a cura para salvar-se. O auto-suficiente, o orgulhoso, não reparte os espaços de seu coração, de sua vida. E só pode saber "quem é Jesus" quem lhe faz lugar num coração necessitado, humilde, receptivo, porque o Senhor esconde essas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revela aos pobres e pequeninos. O contraste entre os escribas e os quatro que trouxeram o paralítico podemos vê-lo, ainda, nos dias de hoje em inúmeras situações.

O paralítico curado por Jesus significa todos os excluídos da vida social e religiosa. Os leprosos eram mortos e vivos. O paralítico, falto de forças, incapaz de caminhar sozinho e dependente de uma vontade alheia, é o símbolo da criatura humana, sobretudo depois do paraíso perdido. Jesus curou o paralítico por compaixão.

Irmãos e Irmãs,

Estamos diante da porta da casa de Pedro e André e ali o povo se reuniu. O paralítico foi levado em  uma cama. Quem tem fé são os quatro que carregavam o paralítico; este fica mudo. Isso quer dizer que a pessoa de fé assume o comportamento de levar quem está fora da Igreja para conhecer a Jesus e aderir ao seu seguimento. Jesus perdoa os pecados do paralítico, reconstituindo-o ao grêmio social. Trata-se da inauguração de uma nova teologia, do Deus-Misericórdia, do Deus-ternura, do Deus-Pai carinhoso. Deus se distingue por sua generosidade, pela partilha de sua graça, por seu perdão incondicional, por estar exclusivamente voltado para a vida: "Toma seu leito, vai para casa". Jesus nos perdoa, nos salva e nos manda voltar para casa e para a vida, uma vida nova, cheia de graça e encantamento pelo seu Evangelho e pelo seu Reino. Jesus nos envia feito-nos discípulos, com a missão de evangelizar pelo exemplo que devemos dar na vida fraterna em família, na comunidade, no trabalho, como lídimos mensageiros da Paz.

A assertiva de Jesus mandando o paralítico "vai para a sua Casa" é um chamamento à conversão e à mudança de vida para que todos nós caminhemos para as nossas casas, para a santidade. Todos somos convidados à conversão e à mudança de vida, livres do pecado, mas em paz com Deus. Esta é a mensagem de amor, de solidariedade, de saúde e paz que o Deus da vida nos dá para a semana que inicia.

Meus irmãos,

Num tempo de inconsistência, provocada por uma cultura de consumo e de alta rotatividade, convém pedir a Deus o dom da firmeza. Firmeza como instrumento de amor, para poder amar e servir de modo coerente. Firmeza também como fortaleza permanente na resistência à injustiça, sobretudo quando ela se aninha firmemente na própria estrutura da sociedade.

Nesta Eucaristia, somos convidados a dizer sim a Deus, conforme o ensinamento de Paulo. Ao recebermos o perdão de nossos pecados, pela ação do Cristo na Igreja, Jesus que perdoa nossos pecados, na missão do sacerdote, mostra que o paralítico não é alguém rejeitado por Deus.

Aprendamos, pois, a redescobrir o sacramento da confissão, na forma auricular, como uma forma especial de ação de graças e de intimidade com o Deus da Vida. Amém.

padre Wagner Augusto Portugal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário