BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de mai. de 2011

Aquele que permanece em mim -Missionários Claretianos

 

Quarta-feira, 25 de maio de 2011

5ª Semana da Páscoa

Outros Santos do Dia: São Beda Venerável, Presbítero; São Gregório VII, Papa; Santa Maria Madalena de Pazzi, Virgem; Adelmo de Sherborne (monge, bispo), Dionísio de Milão (bispo), Genádio de Astroga (monge, bispo), Leão de Troyes (abade), Madalena Sofia Barat (virgem), Maria MacKillop (fundadora), Máximo e Vitorino (mártires da Bréscia), Pasicrates, Valáncio e Companheiros (soldados, mártires de Moésia, na Bulgária), Urbano I (papa, mártir), Zenóbio de Florença (bispo).

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 15, 1-6.
Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.
Salmo responsorial: 121, 1-5.
Que alegria quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor!
Evangelho: João 15, 1-8.
Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto.

Em contraste com as discussões suscitadas no seio das comunidades primitivas sobre se era necessário ou não manter os costumes recebidos do judaísmo e outros aspectos que reforçam sua nova identidade cristã (primeira leitura), o evangelho nos diz que basta somente uma coisa: manter-se unidos a Jesus e, para isso, João utiliza a figura da parreira de uva, da videira.

Jesus é essa planta, mais exatamente o tronco, e seus discípulos são as ramas; quem quer dar fruto não pode se desprender do tronco, porque separados dele, não é possível fazer nada. Estas palavras são dirigidas a Jesus por seus discípulos depois de já ter lavado seus pés e depois de ter-lhes dado a certeza de que não se perderão se o tiverem como o único caminho, como a verdade que confere a vida, e depois de ter-lhes outorgado o dom da paz.

Não ficam, pois, os discípulos como barcas a deriva; tem elementos mais que suficientes para por em prática e que fará com que a presença atuante do Mestre brilhe sempre neles.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário