BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de abr. de 2011

Unjamos os nossos irmãos com o perfume do amor!- Fr. José Luís Queimado



 A atitude da figura feminina que unge Jesus com nardo (perfume) reflete as palavras contidas no Evangelho de Mateus, capítulo 23, versículo 13: "Onde quer que se pregue esta Boa-Nova, no mundo inteiro, falar-se-á do ato desta mulher". E é exatamente isso que vem acontecendo há séculos, pois muito se tem falado dessa mulher corajosa.

É nítido que os Evangelhos contêm pequenas distinções no momento em que relatam esse episódio, mas o que nos encanta é ver que os quatro evangelistas fazem memória desse acontecimento grandioso. João diz que a mulher que ungiu a cabeça de Jesus com perfume e banhou os seus pés com lágrimas, enxugando-os com os cabelos, era Maria, irmã de Lázaro e Marta. E isso aconteceu em Betânia, na casa de Lázaro. Mateus (cap. 26) e Marcos (cap. 14) dizem que esse fato aconteceu também em Betânia, mas na casa de Simão, o leproso; mas não dizem nada sobre o nome e a condição dessa mulher. Lucas (cap. 7), por sua vez, diz que essa mulher era uma pecadora arrependida, mas não diz que era Maria Madalena (o que se espalhou pela Tradição do cristianismo); e ressalta que o episódio se realizou na casa de Simão, um fariseu, mas não nos diz o nome da cidade.

Bem, o certo é que não podemos nos perder nessas pequenas contradições nas narrativas, mas devemos olhar mais profundamente para o fato de uma mulher, naquela época, ter tido a coragem de se aproximar de um homem, que exalava santidade, e demonstrar um gesto de amor e gratuidade, veneração e humildade. O Evangelho de João nos diz que Marta era essa mulher de escuta, e que foi capaz de se prostrar diante do Mestre, e entregar a sua vida de anseios e medos àquele que lhe inspirava confiança.

A nossa atitude de cristãos é viver plenamente o sonho de Jesus pela construção de um mundo melhor, e isso acontece quando somos capazes de ungir a cabeça de nossos irmãos e irmãs ao nosso redor, lavando os pés deles com as lágrimas de nosso arrependimento e contrição, enxugando-os com os cabelos de nossa conversão. É certo que muitos hão de nos criticar, dizendo que somos fracos e que escolhemos aquilo que é mais próprio de "careta". Mas não devemos desanimar ante os insultos de muitos "Judas", que tentarão nos convencer de que o mundo e seus prazeres valem mais a pena. E é contra isso que devemos lutar!

Não imitemos a atitude de Judas em fazer críticas destrutivas àqueles que se doam a Jesus Cristo, pois sabemos que a crítica má intencionada e a perseguição selvagem acontecem quando nós somos muito orgulhosos para não aceitar uma ideia que não tenha saído de nossas cabeças. Não sejamos como o homenzinho que teve grandes ideias para apresentar na reunião dos líderes de sua igreja, mas acabou rejeitando todas elas pelo fato de terem sido sugeridas algumas mudanças nas suas formulações. Isso prova que esse homem queria que somente as suas palavras e ideias fossem aceitas, rejeitando todas as opiniões construtivas dos irmãos e irmãs. A crítica construtiva nos faz viver melhor, mas as críticas destrutivas são perseguições claras. Imitemos a mulher do Evangelho, e sejamos capazes de enxugar os pés de Jesus com o nosso coração de missionários e missionárias!

Fr. José Luís Queimado


Nenhum comentário:

Postar um comentário