BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de abr. de 2011

“SE O FILHO VOS LIBERTAR, SEREIS VERDADEIRAMENTE LIVRES” – Nancy


13 de Abril de 2011: quarta-feira


Evangelho - Jo 8,31-42



Ser escravo ou ser livre: eis a questão!

Os judeus neste evangelho de hoje declaram a Jesus Cristo que eram filhos de Abraão e nunca tinham sido escravos de ninguém. Eram livres, portanto!

Jesus, entretanto, falava de liberdade em uma outra dimensão. Liberdade que não nos aprisiona a nada material ou humano deste mundo; liberdade que nos permite enxergar a vida despojada de toda e qualquer ilusão ou vaidade.

Somos escravos dos bens materiais, do dinheiro, do trabalho, das paixões mundanas? Quantas e inúmeras coisas nos escravizam no dia a dia: a mentira, a manipulação, o egoísmo, a soberba, os atos pecaminosos?

Somente Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Por isso Ele afirma aos judeus, filhos de Abraão: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Acreditar nas palavras de Jesus era algo muito difícil para as autoridades judaicas. Eles acreditavam em Abraão – o Pai da fé, mas ainda esperavam pela vinda do Messias.

Resistentes, duros de coração, não entendiam nada do que Jesus falava acerca de sua partida. E menos ainda da sintonia entre ambos, Pai e Filho, quando dizia: "Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada".

Felizes somos nós, quando podemos orar o Creio nas missas dominicais, e ainda podemos declarar Jesus, nosso salvador, cantando: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão através de mim."

Pensemos irmãos e irmãs, neste mundo contemporâneo distorcido de valores éticos e morais, nos inúmeros jovens escravizados, que se desviaram do caminho de Jesus – "o caminho da verdade e da vida que liberta" – e se desvirtuaram embrenhados nas drogas, na prostituição, no imediatismo dos prazeres terrenos... 

Peçamos que Deus nos ajude a buscar o caminho da vida e não da morte: o caminho que liberta. Não a liberdade mal compreendida, aquela que nos leva a fazer aquilo que bem entendemos e queremos, mas a liberdade que somente Jesus nos dá – liberdade madura.

Que nestes dias finais da quaresma tenhamos a oportunidade de declarar a nossa opção pelo Senhor, pois somente com a ajuda do Pai, e da sua graça e misericórdia, seremos verdadeiramente livres.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado!

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário