BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de abr. de 2011

O caminho, a verdade e a vida - Frei Carlos Mesters, O.Carm


* No evangelho de hoje, continua a reflexão sobre o capítulo 8 de João. Em forma de círculos concêntricos, João vai aprofundando o mistério de Deus que envolve a pessoa de Jesus. Parece repetição, pois ele sempre torna a falar do mesmo assunto. Na realidade, é o mesmo assunto, mas é cada vez num nível mais profundo. O evangelho de hoje aborda o tema do relacionamento de Jesus com Abraão, o Pai do povo de Deus. João procura ajudar as comunidades a compreender como Jesus se situa dentro do conjunto da história do Povo de Deus. Ajuda-as a perceber a diferença que existe entre Jesus e os judeus, pois também os judeus e aliás todos nós somos filhos e filhas de Abraão.

* João 8,31-32: A liberdade que nasce da fidelidade à palavra de Jesus. Jesus afirma aos judeus: "Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês". Ser discípulo de Jesus é o mesmo que abrir-se para Deus. As palavras de Jesus são na realidade palavras de Deus. Elas comunicam a verdade, pois fazem conhecer as coisas do jeito que elas são aos olhos de Deus e não aos olhos dos fariseus. Mais tarde, durante a última Ceia, Jesus ensinará a mesma coisa aos discípulos.

* João 8,33-38: O que é ser filho e filha de Abraão? A reação dos judeus é imediata: "Nós somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'vocês ficarão livres'?" Jesus rebate fazendo uma distinção entre filho e escravo e diz: "Quem comete o pecado, é escravo do pecado. O escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica aí para sempre. Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres". Jesus é o filho e vive na casa do Pai. O escravo não vive na casa. Viver fora de casa, fora de Deus, é viver em pecado. Se eles aceitarem a palavra de Jesus poderão tornar-se filhos e terão a liberdade. Deixarão de ser escravos. E Jesus continua: "Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; no entanto, estão procurando me matar, porque minha palavra não entra na cabeça de vocês". Em seguida aparece bem clara a distinção: "Eu falo das coisas que vi junto do Pai; vocês também devem fazer aquilo que ouvem do pai de vocês". Jesus lhes nega o direito de dizer que são filhos de Abraão, pois as obras deles dizem o contrário.

* João 8,39-41a: Um filho de Abraão pratica as obras de Abraão. Eles insistem em afirmar: "Nosso Pai è Abraão!" como se quisessem apresentar a Jesus o documento de sua identidade. Jesus rebate: "Se vocês são filhos de Abraão, façam as obras de Abraão. Agora, porém, vocês querem me matar, e o que eu fiz, foi dizer a verdade que ouvi junto de Deus. Isso Abraão nunca fez. Vocês fazem a obra do pai de vocês". Nas entrelinhas, ele sugere que o pai deles é satanás (Jo 8,44). Sugere que são filhos da prostituição.

* João 8,41b-42: Se Deus fosse pai de vocês, vocês me amariam, porque eu saí de Deus. Usando palavras diferentes, Jesus repete a mesma verdade: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus". A origem desta afirmação vem de Jeremias que disse: "Colocarei minha lei em seu peito e a escreverei em seu coração; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: "Procure conhecer a Javé". Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão - oráculo de Javé. Pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus erros" (Jr 31,33-34). Mas eles não se abriram para esta nova experiência de Deus, e por isso não reconhecem Jesus como o enviado do Pai.

 

Para um confronto pessoal

1) Liberdade que se submete totalmente ao Pai. Existe algo assim em você? Conhece pessoas assim?

2) Qual a experiência mais profunda em mim que me leva a reconhecer Jesus como o enviado de Deus?

 

Oração final

Bendito és tu, Senhor, Deus dos nossos pais, sejas louvado e exaltado para sempre!

Bendito seja o teu nome santo e glorioso!

Sejas louvado e exaltado para sempre! (Dn 3, 52)

 

Alexandre Soledade

 

 

Bom dia!

Temos que admirar a postura de Jesus. Como a Sua autoridade é tão visível e nítida.

Dentro desse evangelho esta um dos versículos mais citados pelas pessoas, no entanto o lemos sob um prisma diferenciado: "(…) conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

Trazemos nesse trecho do evangelho a situação do imediatismo a qual estamos acostumados. Quantos de nós buscamos apenas a verdade quando a água bate nas canelas (canelas, foi legal!)? Buscamos geralmente a Deus tendo em mão ou no pensamento um pedido urgente para "amanhã". Esquecemos de ler o que vem antes do versículo:

"(…) SE VOCÊS CONTINUAREM A OBEDECER AOS MEUS ENSINAMENTOS, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

Deus nos atende pelo amor que tem a sua criatura e também pela misericórdia em relação as nossas falhas e fragilidades, mas não podemos omitir um fato: Por procurá-lo apenas no momento que vivemos a inflamação ou a dor, é que temos pressa.

Temos mania de sair de casa no horário máximo para não nos atrasar. Não temos o hábito de sair mais cedo; reclamamos do engarrafamento; se existem batidas ou alguém a andar devagar logo perde-se a paciência e o dia foi "por água abaixo". Procuramos o local das provas do vestibular ou do concurso na véspera do acontecimento; sabemos que passaremos pelo vestibular, mas não nos empenhamos na escola, pois o "cursinho" resolverá. Nossos santos de maior devoção são aqueles que resolvem causas urgentes ou imediatas. fazemos dívidas que não conseguiremos honrar, mas pra que serve minha santa Edwiges? Risos

O que isso tudo tem haver com o evangelho de hoje?

VIVA A MENSAGEM DO EVANGELHO TODOS OS DIAS E EM TODOS OS MOMENTOS E NÃO SOMENTE NAS HORAS DE APERTO. GANHE AFETO AO ENSINAMENTO PROPOSTO PELA BOA NOVA

"(…) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! SEJA CONHECIDA DE TODOS OS HOMENS A VOSSA BONDADE. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É NOBRE, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, TUDO O QUE É VIRTUOSO E LOUVÁVEL, EIS O QUE DEVE OCUPAR VOSSOS PENSAMENTOS. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco". (Filipenses 4, 4-9)

Talvez o "que aprendemos com nossos pais" seja o "jeitinho", "você não pode fazer nada", "nada vai mudar", "eu sempre fui assim", "eu aprendi assim e sempre fiz desse jeito", (…). Isso me fez lembrar tanta coisa…

Lembra a bíblia que ganhei de casamento e vive empoeirada e aberta há anos na sala no salmo 22/23; do terço pendurado no retrovisor do carro que nunca foi rezado; o escapulário de enfeite no pescoço; o casamento na igreja que nunca aconteceu; o afilhado que nunca visitei; o jejum que nunca fiz e a promessa que nunca terminei… A água baixou e a vontade de rezar também passou.

Mude! Acredite! Aceite! Procure!

Um imenso abraço fraterno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário