BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de abr. de 2011

Jesus é a luz do mundo - Alexandre Soledade


Segunda-feira, 11 de Abril de 2011


Evangelho - Jo 8,1-11


Alexandre Soledade


  Bom dia!


É estranho… Esse evangelho tem entendimentos profundos sobre muitas coisas. É difícil não ver que Jesus é a luz do mundo; é difícil não aceitar isso como verdade e querer também isso para nós e para os que nos rodeiam. No entanto, sabemos bem o que queremos?

Quando tínhamos dez anos gostaríamos de ser jogadores de futebol, médicos, advogados, dentistas, (…); aos quinze nos encantamos por informática, engenharia, arquitetura, meio ambiente; aos dezoito, nem mais tínhamos certeza do que fazer (risos); acabamos a faculdade e muitas vezes não conseguimos nos afirmar profissionalmente pela dúvida que ainda persiste. E quanto as nossas crenças e nossa fé, no que acreditamos?

Se somos cristão, por que tememos nos entregar?

Recentemente frei Nédio (frei da nossa comunidade) dizia em sua homilia dominical: "o que adianta falar e não viver". Surgem então vários pontos de reflexão: Temos as mesmas dúvidas quanto a nossa fé quanto as que temos a respeito do nosso futuro? Essa seria a justificativa física da expressão "católico não praticante"? Consigo ser cristão sem viver o amor?

Viver, não é só falar! Um cantor ou interprete pode encantar-nos com lindos versos de amor sem mesmo amar a ninguém. Amar vai além do canto… Não é interprete, não é demagogo, não encena. Quem ama, vive o canto, busca o correto, abre-se a luz!

"(…) Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês". (Romanos 13, 10-14).

Se buscarmos no evangelho veremos que Jesus aos doze anos, no templo, já sabia bem o que queria; aos trinta afirmava ainda com mais convicção ao ser tentado no deserto; no monte de oliveiras, chorando sangue e sentindo-se abandonado por seus amigos, firmou o pé e sua convicção e por fim, mesmo no cortejo até a gólgota, não levantou os punhos, não atacou, não fugiu…

"(…) Pois eu sei de onde vim e para onde vou".

Todo esforço feito e empenhado em busca dessa luz vale a pena. Mudar, silenciar, escutar, agir, buscar, crescer, estudar, rezar e até falar (e não somente falar).

Ao ACEITAR a fé e nossa crença nos tornamos faíscas ou brasas dessa luz.

Dizem que só conseguimos falar bem do que conhecemos e temos convicção que é bom, exceto se sou um vendedor que precisa "empurrar" um produto mesmo sabendo que ele dará dor de cabeça e sabendo disso nem mesmo o usa. É engraçado imaginar a situação: o vendedor de uma concessionária "A" que ao comprar seu primeiro carro vai à concessionária "B", pois sabe que o carro é melhor, mais barato, mais fácil de pagar,…

Muita gente troca de igreja (e até funda uma para si mesmo) por pouca coisa (brigas corriqueiras, promessas, desentendimentos, não aceita cobranças, criticas,…) mas muitos também a deixam, pois nem o próprio vendedor se convenceu (ou pelo menos transpareceu isso) que o produto era bom.

"(… Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai".

Ninguém falou que ser cristão seria fácil e barato. Abraçar ao cristianismo sai caro, é cansativo, às vezes desgastante, mas o preço vale à pena. Vale a pena vestir essa camiseta!

Na vida e na fé não podemos fazer pechincha ou comprar no Paraguai (risos).

Um imenso abraço fraterno!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário