BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de abr. de 2011

Comentários – Prof. Fernando

Comentários – Prof. Fernando                        21 de abril = QUINTA-FEIRA SANTA      2011

Missa da Ceia do Senhor

 

Da Leitura de Ex 12.1-8/11-14

Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.

Do Salmo 116 Vou cumprir minhas promessas ao Senhor .

Da leitura de 1Cor 11,23-26

Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória"

 

- Como Moisés, também nós dizemos: esta é uma instituição que celebraremos para sempre.

- O Salmo aponta que queremos cumprir o que prometemos ao Senhor.

- E o que prometemos, segundo nossa fé, é uma só coisa: fazer o mesmo que Jesus fez (cf. leitura de 1Coríntios): dar graças, partir o pão e entregar nossa vida.

- Essa doação de vida, no entanto, não precisa aparecer em noticiários, jornais e revistas. Ao contrário, a imensa maioria das pessoas pode cumprir o Novo Mandamento em silêncio... São pessoas espalhadas pelo mundo em muitos países, culturas e em todas as classes sociais. Mas elas são, especialmente, os que renovam a Paixão de Cristo hoje, sofrendo com as guerras, com a pobreza ou a fome, ou os que foram abandonados, como Jesus, pelos seus próprios amigos e famílias porque estão doentes e por outros pretextos. Todos eles são uma espécie de "atualização" da presença eucarística de Jesus em nosso tempo e história.

 

CELEBRANDO A SEMANA SANTA

            Corremos o risco de, mesmo na Semana Santa, tornar nossas celebrações mais agitadas do que o significado e a mensagem que elas apontam.

O fazer a vontade de Deus está habitualmente longe dos olhos e das câmeras de TV. A nossa vida – "escondida em Cristo" segundo uma expressão usada por S.Paulo – é uma espécie de "anti--BBB", isto é, todo o oposto de um "reality show" e de outras curiosidades da massa.

            Na Quinta-feira Santa as pregações falam em geral, como é natural, aliás, dos temas relacionados com esse dia: o Sacerdócio, o sacramento da Eucaristia, a devoção à adoração do Santíssimo, a Igreja, a vida paroquial e a comunidade, originadas na Última Ceia.

Mas é bom estarmos atentos para não ficarmos "olhando o próprio umbigo", em tantas práticas religiosas e devocionais, esquecendo o principal, como Jesus criticava quanto ao comportamento dos fariseus e como os profetas lembravam tantas vezes.

 

CELEBRANDO A QUINTA-FEIRA SANTA DA CEIA DO SENHOR

(Da leitura do Evangelho João 13,1-15)

Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz

 

            A mensagem da Quinta-feira Santa está centrada em Jesus que partiu o pão e entregou sua vida. Como no resumo apresentado em 1Coríntios, a mensagem diz que devemos "anunciar a morte do Senhor, até que ele venha" (cf. 1ª leitura de hoje). Nós também poderíamos resumi-la assim:

1)     Ele é o alimento que nos dá forças para carregar cada dia a nossa cruz

2)     Ele só nos pede para fazer o mesmo que ele fez na Última Ceia. No contexto concreto da vida de cada um, o gesto de Jesus não é "golpe de cena" mas uma entrega de vida.

 

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

( Prof. FernandoSM. – Rio de Janeiro – fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário