BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de mar. de 2011

“VAI, A TUA FÉ TE CUROU”. - Olívia Coutinho


03 de Março de 2011

 

Evangelho - Mc 10,46-52 -


            Jesus atraia multidões por onde passava!  As pessoas se comprimiam em sua volta, para ouvi-Lo e buscar Nele a cura de seus males. Mas nem todos eram curados, muitos ainda não tinham uma fé suficiente para tocá-lo! "Vai, a tua fé te curou "!

Enquanto caminhava, rumo a  Jerusalém, Jesus ia passando instruções aos seus discípulos, libertando-os da cegueira, para que, "vendo" eles abandonassem  a ideologia messiânica que os levava a esperar por um Jesus triunfalista! Os discípulos, ainda eram imaturos, tinham  muito o que aprender. Eles discriminavam os "pequenos", menosprezavam as crianças, tentavam calar a voz daqueles que clamavam por Jesus!

Um cego, cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, uma cegueira física e não espiritual, tocou Jesus com o seu grito de fé: "Filho de Davi tende piedade de mim"!

 Bartimeu, o cego de Jericó, reconheceu em Jesus, a presença transformadora de Deus, que liberta os excluídos jogados à beira do caminho, escondidos atrás de seus mantos.

A princípio, nos parece estranho Jesus perguntar ao cego: "O que você quer que eu faça por você"?  Certamente Jesus sabia o que ele queria, mas desejava ouvir isto dos seus próprios lábios, pois a oração, é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus.

 Era importante curá-lo por inteiro, tomá-lo pela mão e colocá-lo de pé, inseri-lo na sociedade.

Podemos também observar um contraste com a atitude do Jovem Rico, que, apegado às riquezas deste mundo, virou as costas para Jesus, abrindo mão do Reino de Deus, enquanto que Bartimeu, desapegado, larga o seu manto, volta-se para Jesus, para apropriar-se do seu Reino!

Ao ser curado por Jesus, amplia-se sua visão espiritual! Ele não foi embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou  mais sentado à beira do caminho, mas no caminho!

E nós? Será que estamos no caminho?

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos hoje, quase sempre não enxergamos o nosso irmão que sofre! E muitas vezes este nosso irmão, pode estar mais perto de nós, do que imaginamos! Pode ser um visinho, um colega de trabalho, ou alguém que vive dentro da nossa própria casa!

Quantos irmãos estão precisando de uma mão estendida, de uma palavra amiga, de alguém que os escute, ou simplesmente da nossa presença!

Hoje, Jesus não caminha fisicamente aqui neste chão, mas quer caminhar conosco, presente no nosso coração, rumo a uma nova Jerusalém!  

Precisamos retirar as vendas dos nossos olhos e nos por à  caminho, com o nosso olhar sempre voltado para as margens, é lá que estão os Bartimeus "gritando" por Jesus, que hoje, escuta os seus clamores, no íntimo do nosso coração desejando socorrê-los através de nós!

 

Só se chega ao coração do outro, pelos caminhos do coração!

Quem vê o irmão com o olhar de Jesus, não vê dificuldades em percorrer este caminho.

 

Assim como Bartimeu, queremos "VER" de novo!

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário