BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de mar. de 2011

A parábola do pobre Lázaro e o rico- Claudinei

 

"O humilhado e ou humilhante" – Claudinei Oliveira

 

 

Quinta-feira, 24 de março de 2011.

 

Evangelho de Lucas, 16,19-31.

 

 

A parábola do pobre e o rico narrado pelo evangelista Lucas nos orienta a busca da partilha e do desapego aos bens materiais, ademais, na presença de Deus todos são  iguais, seja pobre ou rico. O que basta para garantir a salvação é ouvir atentamente a Palavra de Deus.

 

Enquanto o rico esbanjava comida e ostentação o pobre Lázaro contentava-se com o resto que caia da mesa do rico para se alimentar. A dor das feridas era acalentadas com os cachorros ao lamber as feridas. Observamos atentamente a figura de Lázaro: o abandonado e marginalizado pelo poder que poderia fazer algo para melhorar a qualidade de vida, dar novo rumo para o sofrimento e mover-se da miserabilidade, mas, pela ironia do destino, nada é feito. Enquanto o figura do rico, todo poderoso, majestoso e rodeado de poder, olhava para o humilde Lázaro e lamentava não poder ajudar. Neste caso, quantos Lázaros vivem de sobras e dos lixões da vida, quantos Lázaros perambulam pelas ruas sem norte e sem rumo, vulneráveis à toda desordem possíveis, jogados nas sarjetas da vida ou jogados a toda sorte!

 

 Nem dó e nem piedade deve-se ter de Lázaro, mas o aconchego e o carinho de alguém que tem condições de acolher, volver-se para a situação constrangedora de um homem que vive a margem da qualidade de vida e nada pode fazer para suscitar forças com objetivo de levantar daquela vida desoladora. Aflitos o homem pede por socorro, o pedido está nos olhos e nas feições, mas nada foi feito para viver a dignidade. Enquanto isso, do outro lado da situação, encontra-se alguém já pronto para desfrutar do bom e do melhor colocado a sua disposição pelo poder do capital. Tudo pode para sustentar a ganância de um simples mortal. Os meios pelos quais adquiriram as quinquilharias, muitas vezes assolando o assalariado, não importam. Zombam daqueles que padecem e chamam até de insolentes. Mas deus escreve certo em linhas tortas. Um dia teremos que prestar conta a este Deus justo e poderoso. E daí?

 

Daí é que  diante de Deus veremos quem soube ouvir e praticar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus não é para ser ouvida sem maturação ou sem nexo com a realidade. A Palavra de Deus não é para acalentar corações arrependidos, mas a Palavra de Deus nos faz mover para atitudes severas. Atitudes de conversão aqui na terra. Enxergar tudo que perversa e aniquila o outro. Portanto, devemos em vida ouvir o que Deus tem a nos dizer para não ser tarde demais.

 

Concluímos que devemos abrir o coração para que a Palavra de Deus penetre. Enquanto endurecemos com os ensinamentos de Jesus, muitos que deveríamos ajudar para encontrar o caminho da salvação ficam a mercê da exploração  e da zombaria de outros. Convertemo-nos, ainda ha tempo.

Abraço fraterno,

Claudinei Oliveira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário