BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de mar. de 2011

PARABÉNS A VOCÊ, MULHER!

Terça-feira, 08 de março de 2011

"Dia Internacional da Mulher"

 

"Pode-se graduar a civilização de um povo pela atenção, decência e consideração com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas." (Marquês de Maricá)

===========================================================

EVANGELHO DE HOJE

 

Dar a César o que é de Cesar... - Padre Antonio Queiroz

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Este Evangelho narra que as autoridades mandaram a Jesus um grupo formado por fariseus e partidários de Herodes, a fim de lhe perguntar: "É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"

Era uma armadilha, e muito bem montada. Qualquer resposta que Jesus desse, complicaria para ele. Se falasse que o imposto não devia ser pago, se colocaria contra os romanos e poderia ser preso. Se respondesse que devia ser pago, não só legitimaria a opressão, como trairia o povo que sonhava com a independência do jogo romano.

A armadilha foi dupla, porque o grupo enviado tinha posições opostas sobre o imposto. Para os fariseus, pagar o imposto era um pecado de idolatria, pois César se dizia deus, e a própria moeda trazia seus atributos divinos. Já os partidários de Herodes defendiam o imposto, porque recebiam altos salários, vindos justamente dos impostos. Para eles, pecado era não pagar o imposto.

Na verdade, os partidários de Herodes eram usados pelos romanos como intermediários entre o império romano e o povo judeu. Hoje, as pessoas que fazem esse trambique são chamadas de "laranjas".

Mas Jesus, como sempre, teve uma saída magistral. Descartou o problema do importo em si, e foi mais longe, olhando o problema de forma mais profunda.

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Portanto, César não é deus; pelo contrário, existe um Deus acima dele, que criou o mundo e o governa.

César constrói a ponte, por isso precisa recursos que vem dos impostos; mas foi Deus quem fez o rio e o mantém, por isso precisa de nossa submissão e obediência total. César faz a estrada, mas é Deus quem fez a terra e tudo o que nela existe. César faz a escola, mas Deus faz os alunos e os mantém com vida.

Precisamos pagar o imposto justo, e acompanhar de perto a sua aplicação. Mas a nossa submissão total é somente a Deus.

Todo bom cristão é um bom cidadão e obedece às leis justas do País. Entretanto, ele vive na terra como peregrino, tem outro Rei que é Deus, e outra Pátria, o céu.

"Mestre, sabemos que és verdadeiro..." Devemos tomar cuidado com a lisonja e outras "iscas", através das quais nos querem "pegar", como o pescador faz com o peixe.

Certa vez, um senhor idoso morava sozinho e estava passando por sérias necessidades. Já não conseguia mais cozinhar, cuidar da casa...

Os filhos eram todos casados e ninguém queria saber dele em casa.

Um dia, o velho teve uma idéia. Ele tinha um amigo que trabalhava em uma firma de seguros que tinha barras de ouro em seus cofres. Através do amigo, conseguiu da firma uma barra de ouro emprestada, apenas por algumas horas.

Quando a barra chegou à sua casa, ele a pegou, colocou numa sacola, foi à casa do seu filho e lhe disse: "Ontem eu estava andando na beira do asfalto e achei isto aqui. Não mostrei ainda para ninguém."

O filho examinou a pedra, e disse para o pai: "Isto é ouro puro. Tem um valor imenso! A sua casa não é segura para guardá-la. Vamos fazer o seguinte: Aqui na minha casa há um quarto vazio, eu convido o senhor para vir morar aqui. Eu vou comprar um cofre e embuti-lo na parede do quarto. Assim, o ouro ficará seguro".

O pai concordou. No mesmo dia, o filho comprou o cofre, chumbou na parede e colocou dentro a barra de ouro. Logo que o filho se retirou do quarto, o pai tirou a barra de ouro e devolveu para o seu amigo.

No cofre ele colocou uma pedra de paralelepípedo, e ao lado dela um belo cartão com a seguinte frase: "Feliz de quem cuida do seu pai na velhice. Quando morrer, terá um tesouro no céu".

Assim, o velho pai viveu mais dignamente os seus últimos anos de vida.

Quando ele morreu, o filho foi logo abrir o cofre. Mas, para surpresa sua, em vez de ouro, encontrou foi a pedra e a mensagem.

Como Jesus foi esperto para não cair da dupla armadilha, este senhor também foi esperto, para ter o merecido amparo e para livrar o filho da condenação por não cuidar do pai.

Peçamos a Maria Santíssima que nos ajude a usar do dinheiro corruptível para ganhar os bens eternos.

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário