BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de mar. de 2011

A oração nos eleva para Deus, enche nosso coração de misericórdia e nos leva a uma verdadeira intimidade com o Senhor – Maria Regina.


 

Fazer para aparecer é não fazer por amor.

                                                        É tempo de conversão, portanto, é justo que as nossas ações sejam de reparação e contrição. São três as ações que o Evangelho nos manda realizar: o jejum, a oração e a esmola. São exercícios que edificam mais a nós próprios do que aos outros porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. O jejum tem como objetivo purificar o nosso corpo a fim de que sintamos na nossa própria carne a dor de quem está necessitado.

                                                        A oração nos eleva para Deus e faz com que o nosso coração cheio de misericórdia possa se envolver com a dor dos nossos irmãos a fim de que pratiquemos as boas ações. A esmola, portanto, é a conseqüência das duas outras ações. É o nosso envolvimento solidário com a necessidade e a penúria dos que vivem marginalizados. Por isso, Jesus nos adverte de que o modo com que nós as praticamos será mais importante do que a própria ação. Fazer para aparecer é não fazer por amor. Toda a ação que nós praticarmos de coração terá a sua conseqüente recompensa. Por isso, não nos compete propagá-la nem alardeá-la esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já estaremos sendo reconhecidos pelos homens e não por Deus. Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos "homens". Por isso, Jesus nos adverte: "Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos".

                                                 O fato de sermos vistos, admirados, elogiados, afagados, constitui-se numa necessidade da nossa carne fraca e, por isso, se não estivermos atentos, nós estaremos sempre esperando elogios, aplausos pelos nossos empreendimentos e nos entristeceremos se quando exercitarmos boas ações as pessoas não vierem nos dar parabéns ou nos aclamar. Se nos deixamos recompensar somente por Deus que está escondido no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm perfume agradável e sobem aos céus em forma de louvor. Seremos, então, recompensados porque sentimos no coração a presença amorosa e reconhecida de Deus que nos deixa serenos e apascentados. Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor. Meu irmão, minha irmã, reflitamos:  O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens?  Quando você faz alguma boa ação você se preocupa em que todos saibam?Qual é a sua atitude quando você está jejuando? Você gosta de provocar elogios? As pessoas costumam elogiá-lo ? Como você se sente quando isso acontece?

Amém

Abraço carinhoso

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário