BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de mar. de 2011

O jejum - nancy

11 de Março de 2011: 6ª feira

Evangelho - Mt 9,14-15

"(...) QUE A ORAÇÃO SEJA MOMENTO DE DIÁLOGO E ENTREGA TOTAL AO PAI, E QUE O JEJUM POSSA SER DE PALAVRAS, ATITUDES E LIBERTAÇÃO DO EXCESSO QUE CONSUMIMOS"- Nancy

 

Sabemos que numa festa de casamento todos os amigos festejam com o noivo. Nessa solenidade não há motivos de tristeza, e os festejos e alegrias são partilhados por todos os presentes.

Numa festa há comes e bebes, razão mais do que lógica de não se fazer jejum! Como poderiam então os discípulos de Jesus jejuar se estavam diante das bodas, cuja figura de destaque era o próprio Jesus? Claro, só havia motivos para se festejar e se alegrar.

Ante a pergunta dos discípulos de João a Jesus: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?", ratificamos a sabedoria do Mestre, respondendo: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?"

A resposta de Jesus a essa pergunta tem a sua fundamentação nas Sagradas Escrituras, onde o noivado simboliza a aliança de amor e comprometimento entre Deus e o seu povo eleito – ou judeus. Povo eleito que abandonou Jesus para se dedicar a meros rituais: caridade, oração e jejum, vazios do verdadeiro sentido de fraternidade universal.

De que adiantavam a caridade, a oração e o jejum, cumpridos fielmente, se o povo continuava na pobreza – material e espiritualmente –, excluído, oprimido, algemado?

Que não sejamos cristãos hipócritas, como dizia Jesus, apenas cumpridores de um código...  Mas que possamos, guiados pelas mãos do Senhor, praticar a caridade compreendida como despojamento de nós mesmos, com disponibilidade para servir o irmão. Que a oração seja momento de diálogo e entrega total ao Pai, e que o jejum possa ser de palavras, atitudes e libertação do excesso que consumimos.

Se assim prosseguirmos nesta caminhada da quaresma, poderemos chegar à Páscoa do Senhor cantando e louvando: "EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO, AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS, EIS O TEMPO DE CONVERSÃO!"

Amém! Aleluia!

Fraternos abraços.

 

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário