BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2011

O jejum -Missionários Claretianos


 

Sexta-feira, 11 de março de 2011

 Sexta-feira depois das Cinzas

Santos do Dia: Alberta de Agen (virgem, mártir), Amúnia de São Milão (viúva, monja), Áurea de São Milão (virgem), Bento Crispo (bispo de Milão), Cândido, Piperião e seus vinte Companheiros (mártires de Alexandria), Constantino da Escócia (rei, mártir), Constantino de Cartago (mártir), Eulógio de Córdova (mártir), Eutímio de Sardes (bispo, mártir), Firmino de Fermo (abade), Firmino de Amiens (abade), Gorgônio e Firmino (mártires de Nicéia ou Antioquia), Pedro de Babuco (eremita), Sofrônio de Jerusalém (patriarca de Jerusalém), Teresa Margarida Redi (carmelita, virgem), Trofino e Talo (mártires de Laodicéia, na Síria), Vigílio de Auxérre (bispo, mártir), Vindiciano de Cambrai (bispo).


Primeira leitura: Isaías 58, 1-9
Acaso é este o jejum que aprecio?
Salmo responsorial: 50, 3-6.18-19
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho: Mateus 9, 14-15
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.

 

Na Bíblia, o noivado representa a aliança de amor de Deus com seu povo. Porém, o povo que foi eleito para dar testemunho do amor universal e misericordioso de Deus, abandonou o Noivo (Javé) e se casou com um culto de jejuns e ritos vazios de libertação e cheios de leis opressoras para os mais debilitados. Agora está de novo o Noivo (Jesus) com uma nova oferta de misericórdia e gratidão.

A comunidade messiânica, composta por homens e mulheres marginalizados, está em festa. Como podem os líderes religiosos ser tão insensíveis diante da alegria dos pobres e pecadores que descobriam, em Jesus, o próprio Deus que em sua procura, como ovelhas perdidas e os fez sentar à sua mesa para lhes devolver a dignidade e a auto-estima que a Lei excludente do Templo lhes havia roubado?

Como não vêem a gratitude que se derrama como um vinho novo sobre seus corações ressecados pela solidão e pelo afastamento? Como querer que façam jejum se o Reino está florescendo entre suas mãos? Que Deus nos dê a sensibilidade para acolher quem é excluído em nossa igreja e em nossa sociedade!


-Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário