BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de mar. de 2011

–Nenhum sinal será dado - Nancy

16 de Março


Evangelho - Lc 11,29-32


NENHUM SINAL SERÁ DADO A ESTA GERAÇÃO A NÃO SER O SINAL DE JONAS.


JESUS, INDIGNADO DIANTE DA DUREZA DE CORAÇÃO DOS FARISEUS, DIZ: "(...) A ESSA GERAÇÃO NÃO SERÁ DADO NENHUM SINAL", E VAI EMBORA – Nancy

O evangelho de Lucas de hoje mostra que os judeus pediam um sinal do céu para acreditarem que ELE, Jesus Cristo, era realmente o Messias. Para nós – cristãos – essa revelação é desnecessária, ou deveria ser.

Os homens custavam e custam ainda a acreditar na messianidade. Continuam necessitando de coisas visíveis e prodigiosas para crer e fortalecer a sua fé!

Assim era a geração humana do tempo de Jesus! Assim é a geração humana deste nosso tempo: muitos ainda precisam ver para crer – os "São Tomes" da vida. 

Mas assim como os ninivitas acreditaram porque ouviram o profeta Jonas, nós também devemos crer nas palavras de Jesus – o Messias, porque nos declaramos cristãos, porque somos batizados na Igreja Católica e professamos a cristandade, e porque temos a fé como princípio de vida espiritual.

Não precisamos pedir sinal algum a Jesus Cristo! Inúmeros sinais acontecem todos os dias, e passam despercebidos por nós. Que sinais maiores poderíamos querer ou esperar além das catástrofes que assistimos pela televisão, no tsunami do Japão? E são sinais visíveis que testificam a impotência do homem quando se defronta com as forças da natureza!

Relembremos que para os fariseus o Messias ainda estava por vir. O Messias esperado por eles era alguém com extremo poder e glória, que libertaria o povo do jugo do império romano. Jamais poderia ser alguém nascido num berço de pobreza, de família humilde, de um simples carpinteiro! Não aceitavam que Jesus era pleno de sabedoria e realeza, alguém com poder e autoridade suficientes para amedrontar todo um império, inclusive!

Por isso Jesus, indignado diante da dureza de coração dos fariseus, diz: "... a essa geração não será dado nenhum sinal", e vai embora. De que adiantariam sinais a quem a fé lhe faltava?

Pensemos: Será que também somos como os fariseus, incapazes de ver os sinais de Cristo na terra? Será que também somos como os fariseus que esperamos sinais prodigiosos, brotando das mãos de Jesus Cristo, similares aos feitos de Moisés para intimidar o faraó?

Irmãos e irmãs: estamos no início da caminhada quaresmal – tempo de arrependimento e conversão. Oremos a Deus pedindo que nos conceda momentos de caminhada penitencial propícios a enxergarmos os sinais de Deus em cada irmão necessitado, material ou espiritualmente. Amém!

Abraços fraternais.

 

Nancy - professora

 

Um comentário:

  1. Perdoa Pai pelas vezes em que me portei como alguem que busca respostas sem perceber que a Minha Fé em Ti me dará todas as respostas de que preciso.
    Me ensina a ser paciente,e constante na Fé!e Perdoa Senhor pot todas as vezes que eu tal qual quem não crê,busquei na Biblia respostas imediatas para os meus problemas.
    Amém.

    ResponderExcluir