BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de mar. de 2011

Não pratiquem a vossa justiça na frente dos homens - Nancy

9 de Março de 2011: 4ª feira


Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

"E O TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ ESCONDIDO, TE DARÁ A RECOMPENSA" – Nancy

DISCRIÇÃO! Eis a palavra chave deste evangelho de hoje. Discrição para dar, orar e jejuar. Discrição para "ser e fazer". Assim Jesus Cristo nos deixa um grandioso ensinamento através desta passagem de São Marcos.

As Sagradas Escrituras testificam a prática religiosa do povo judeu na pregação da caridade, da oração e do jejum – ações consideradas essenciais ao homem virtuoso. Porém, nem sempre feita de maneira agradável aos olhos de Deus, haja vista que o homem é um ser imperfeito e pecador por natureza.

Na reflexão deste evangelho hodierno destacamos a ênfase dada por Jesus Cristo aos seus discípulos, acerca das boas ações, especificamente quando feitas às escondidas, no anonimato, sem a necessidade do toque das trombetas para anunciar "o que se faz" ou "quem faz", ou até mesmo "a quem se faz." Deus tudo vê e tudo sabe!

Façamos uma releitura de alguns fragmentos retirados e destacados dessa passagem:

"Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles."

"Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens." E completa: "Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta."

"Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens." Complemente: "Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto."

"Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando." E acrescenta: "Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto."

Como são claras estas palavras de Jesus Cristo! São frases impositivas, similares aos conselhos de Pai para Filho, que nos conclamam a atenção e obediência aos mandamentos do Senhor. E nos alertam para não sermos hipócritas!

Irmãos e irmãs: estamos adentrando o tempo quaresmal, quarenta dias propícios à caridade, à oração e ao jejum. Quarenta dias favoráveis à reconciliação conosco,  com o nosso próximo e com Deus. Tempo de conversão, tempo de mudança de vida. 

Examinemos a nossa consciência: Já fomos um dia, ou somos ainda, parecidos ao povo hipócrita, apontado por Jesus Cristo, que faz tudo para aparecer apenas? Ou para se promover socialmente?

Contritos, peçamos perdão. Perdão se às vezes nos consideramos onipotentes e, assim, demonstramos atitudes de vaidade, presunção, orgulho, atos meramente humanos e característicos da imperfeição a que estamos expostos.

Que a Trindade Santíssima nos ajude nessa caminhada e nos ensine a transformar a vivência dessa quaresma em ações constantes de caridade, oração e jejum, em conformidade aos postulados do evangelho de São Marcos. Amém!

Abraços fraternais!

Nancy - professora

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário