BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2011

Não faça esperando recompensa - Missionários Claretianos


Quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – INÍCIO DA QUARESMA

Dia de jejum e abstinência

 

Santa Francisca Romana, Religiosa (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Antônio de Froidemont (monge), Bosa de York (bispo), Catarina de Bolonha (clarissa, virgem), Cirion e Cândido (mártires da Armênia), Domingos Sávio (adolescente de Turim discípulo de Dom Bosco), Gregório de Nissa (bispo), Paciano de Barcelona (bispo).

 

Primeira leitura: Joel 2,12-18.
Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.
Salmo responsorial: 50,3-6.12-14.17.
Piedade,ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
Segunda leitura: 2Coríntios 5,20-6,2.
Reconciliai-vos com Deus. Eis agora o tempo favorável.
Evangelho: Mateus 6,1-6, 16-18.
Teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

 

Diz um refrão árabe que Deus vê tudo, até uma formiga negra, sobre o mármore negro, em uma noite escura. Jesus diz que o Pai vê no mais profundo de nossos corações, ali onde o orgulho e a vaidade não podem danificar a gratitude do nosso amor. Na espiritualidade se ensina que, quando estamos em situação de crise ou de conflito, é preciso praticar a "oração de transparência".

Colocar-se na presença de Deus, transparentes, deixando que ele olhe tudo. Ele "vê" o que está no fundo de nossa oração, do nosso jejum ou da nossa penitencia quaresmal. Seu olhar nos tira de nossos esconderijos, esquadrinha os rincões mais ocultos, ele vê tudo e descobre nossos egoísmos, dissimulações e hipocrisias.

Somos salvos dessa vergonha por saber que quem está olhando dessa maneira, com coração aberto, é nosso Pai, o Abba de Jesus, ele que pode nos perdoar e nos curar; e isto nos ajuda a nos abrirmos a seu amor tão gratuito e generoso.

Hoje é Quarta de Cinzas. Com o apelo da campanha da fraternidade, com a ajuda da espiritualidade quaresmal, vamos abrir com simplicidade o coração a Deus, que nos espera "no secreto", ali onde somos autenticamente nós mesmos. Talvez este seja um bom ponto de partida para uma conversão sincera neste tempo de mudança e conversão.

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário