BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de mar. de 2011

– Jesus ressuscitado disse: 'Alegrai-vos!'

25 de Abril

Evangelho - Mt 28,8-15

 

Incontestável "O Túmulo estava Vazio"

Não é difícil imaginar as notícias no tempo de Jesus correndo de boca em boca e anunciando a Boa nova da "Ressurreição de Cristo".
Se fosse hoje a notícia correria pelo mundo todo em poucas horas pelos noticiários na televisão, Radio,Internet e todo meio que dispomos em nosso tempo.
Que notícia espantosa foi esta da Ressurreição do Filho de Deus.
Foi assim no primeiro século, mas teve maior impacto do que hoje na vida das pessoas daquela época.
Com o avanço das comunicações hoje podemos narrar os fatos de sua vinda a este mundo dizendo que: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós", e seu nome é "Jesus de Nazaré", o Cristo, o Messias esperado, o Filho de Deus.
Mas parece que a ressurreição de um morto não comove ninguém hoje em dia, as pessoas estão apáticas a tudo, correm atraz só de novidades, vivem uma letargia de existência.
Por isso narramos via rede a Boa Notícia: O "Túmulo" foi encontrado "Vazio".
Narramos novamente esta grande notícia para você da "Ressurreição" e vinda do "Espírito Santo".
Jesus Cristo começou viajando pelo interior da Judéia pregando o AMOR de Deus, um novo tipo de religião única para todos os homens criados a imagem e semelhança de Deus.
Provando tudo o que falou e fez com obras que nenhum homem jamais fez ou presenciou até hoje.
Mas um acontecimento novo em nosso meio está acontecendo novamente pela sua presença ou melhor pela presença do Espírito Santo. Por isso somos as suas testemunhas do fim dos tempos que Jesus de Nazaré ressuscitou e deixou "O Túmulo Vazio".
Enquanto Jesus anunciava o Reino cada vez mais conseguia muitos seguidores, Ele também desagradava a maioria dos líderes políticos e religiosos da Palestina de sua época.
Andava com doze discípulos que ensinava para que propagassem as mensagens do Reino de Deus aos homens depois de sua partida para junto de Deus de onde veio.
Na sexta-feira por volta do meio dia, ele foi "Crucificado" por acusação de traição e blasfêmia.
Na tarde dessa sexta-feira, ele foi tirado da cruz por sua Mãe e discipulos e colocado num Túmulo em forma de caverna esculpida na pedra.
Domingo pela manhã, o seu corpo não foi encontrado mais no Túmulo. A única coisa encontrada foi a sua mortalha deixada onde jaziu seu corpo.
A questão do desaparecimento do corpo de Jesus deixando "O túmulo Vazio" em Jerusalém, dois milênios atrás, ainda é fundamental para nossa fé cristã.
Pois aí está a nossa Fé na sua Ressurreição e aparição diante dos Apóstolos e a muitos depois disso, confirmando o poder de nosso Deus.
Quem senão Deus poderia fazer seu filho Jesus Ressuscitar dos mortos!
Dias depois do desaparecimento de seu corpo apareceu aos Discípulos e a Maria que estavam reunidos e a Tomé.
Tempos depois os apóstolos estavam reunidos novamente no Cenáculo e alí receberam a vinda do Espírito Santo, tal como estamos recebendo hoje de Jesus.
Começaram a pregar sua ressurreição e seus ensinamentos e milhares começaram a ser convertidos.
Os céticos denunciavam os Apóstolos e seus ensinamentos e perseguiam violentamente os seguidores de Jesus. Mas ninguém jamais disputou o único fato incontestável: "O túmulo estava vazio".
Teria sido impossível discutir este ponto, qualquer um caminhando do centro da cidade de Jerusalém até o local do Túmulo de Jesus, poderia ter confirmado visualmente o fato. O Túmulo estava Vazio!
A resposta à questão do Túmulo Vazio vem ao encontro dos depoimentos de testemunhas da época convertidas devido as circunstâncias veridicas dos fatos ocorridos entre eles.
Jesus ressuscitou!!!
Sobre isso não há dúvida, pois ninguem daria sua vida como ocorre com seus seguidores Cristãos por tanto tempo se o fato não fosse veridico e de tal forma que mudou a vida de nossos irmãos no passado e que mudou a face da terra por séculos.

Mas os homens são fracos e o primeiro AMOR foi se esfriando pois nossos esforços humanos não estavam dando conta de tantas adversidades do Mundo em nossas vidas e apartir de um determinado tempo de nossa época o plano de amor do Pai volta ocorrer hoje depois de séculos sem avivamento do Espírito Santo em nosso meio.
Os documentos escritos pelos Discipulos cristãos (Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro, etc.) no primeiro século confirmam estes fato e outros de suas promessas. Assim também o fazem os escritos de historiadores romanos (Tácito e Suetônio) e judeus (Josefo) que confirmam o que foi dito por Jesus.

Jesus morreu. Depois de ser espancado e açoitado, Jesus foi crucificado por nossos pecados.
Ele precisou morrer para que o Espírito viesse sobre os Apóstolos e sobre todos nós.
É confirmado nas escrituras: O soldado furou seu lado (peito), do qual escorreram sangue e água, confirmando que ele tinha morrido (João 19:33-34).

O governador romano, Pilatos, depois de verificar sua morte, liberou o corpo para ser tirado da cruz e sepultado (Marcos 15:44-45) (Marcos 16).
Jesus foi sepultado. Á tardinha, um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus,foi procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos cedeu-o. José tomou o corpo, envolveu-o num lençol branco e o depositou num Túmulo novo, que tinha mandado talhar para si na rocha. Depois rolou uma grande pedra à entrada do Túmulo e foi embora. Maria Madalena e a outra Maria ficaram lá sentadas de fronte do Túmulo (Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56; João 19:38-42).

Diversas mulheres observaram José e seu amigo Nicodemos colocarem o corpo dentro do Túmulo em forma de caverna e rolarem uma grande pedra sobre sua abertura. Eles tinham tido pouco tempo para embalsamar o corpo adequadamente, pois o sábado judaico começava ao pôr-do-sol da noite de sexta-feira.
As mulheres fizeram planos para virem cedo na manhã de domingo com mais especiarias para completar o embalsamamento.
Mas quando chegaram, encontraram a pedra tirada e nenhum corpo no Túmulo.

Testemunhas oculares alegaram que viram Jesus vivo. Entre estas estavam discípulos que viram Jesus muitas vezes num período de 40 dias e puderam tocá-lo, falar com ele e até mesmo comer junto com ele.
Como julgaríamos o depoimento destas testemunhas? Geralmente, avaliamos o testemunho por fatores tais como honestidade, competência e número.

Honestidade:
Os apóstolos nada ganhavam (dinheiro, popularidade, etc.) por terem pregado a ressurreição.
De fato, foram freqüentemente mortos por causa disso. Sua disposição a morrer por sua crença confirma sua integridade.

Competência:
Os escritos destes homens demonstram competência inspiração de Deus, lucidez aos fatos ocorridos e atenção aos pormenores.
Muitos deles já conheciam bem Jesus e foram capazes de ter contato físico íntimo com ele certamente os coloca em posição de verificar a ressurreição.

Número: Normalmente, duas ou três testemunhas são suficientes para estabelecer um fato histórico, mas neste caso, houve literalmente centenas (1 Coríntios 15:6).
A relutância inicial das testemunhas oculares em crer reforça seu testemunho (Marcos 16:11, 13; João 20:19-29). Alguns a quem Jesus apareceu nem eram discípulos antes de terem visto Jesus ressuscitado: Tiago, por exemplo (João 7:5; 1 Coríntios 15:7) e Saulo (Paulo).

Comentários:
Diversas teorias têm sido propostas por descrentes da fé para explicar os fatos de o Túmulo estar Vazio e os aparecimentos alegados por nossos irmãos cristãos e recem convertidos da época.
Vamos examiná-las cuidadosamente:

Teoria do desfalecimento. Esta explicação sugere que Jesus não estava realmente morto quando o sepultaram. Ele só parecia estar morto, porém mais tarde reviveu no túmulo. Mas, mesmo que ele não estivesse vivo quanto deixado no túmulo, ele estaria severamente enfraquecido pela flagelação e todo deformado, pelo espancamento e pelas horas passadas na cruz. No seu sepultamento, seu corpo tinha sido firmemente enrolado com ataduras engomadas. Realmente, nesta condição enfraquecida, sem atendimento médico, poderia Jesus de algum modo ter revivido, sem considerar que tivesse removido o embalsamento como um casulo? Mesmo que tivesse, mais dois obstáculos teriam bloqueado seu caminho à liberdade: A grande pedra que tinha sido rolada sobre a boca do Túmulo e os guardas romanos armados que estavam de plantão do lado de fora.
Para, de algum modo, remover a pedra e superar os guardas, seria exigida uma grande força.
Mais ainda, a evidência sugere que Jesus estava, de fato, morto quando foi sepultado.
Os romanos crucificavam homens freqüentemente e estavam aptos assegurarem-se da morte da vítima.
A teoria do desfalecimento simplesmente não merece crédito nenhum!

Teoria da sepultura errada. Esta afirma que todos, tanto amigos como inimigos, tinham esquecido onde Jesus tinha sido sepultado e estavam, portanto, olhando para uma sepultura na qual nenhum corpo tinha sido colocado.
Isto explicaria O Túmulo Vazio, mas e quanto aos aparecimentos de Jesus?
É possível que os amigos de Jesus, os soldados romanos e mesmo José, o proprietário da cova, todos terem esquecido sua localização apenas depois de dois dias? E por que as mortalhas de Jesus foram deixadas no Túmulo?

Teoria do roubo. Alguns pensam que os discípulos de Jesus roubaram o corpo e mais tarde declararam que ele tinha sido ressuscitado. Conquanto esta explicação seja a mais velha, é difícil levá-la a sério.
Por que os discípulos teriam roubado o corpo? A proclamação de ressurreição por eles não lhes trouxe poder nem prestígio, mas perseguição e pobreza tanto que se escondiam com medo, jamais motivos para um roubo tão ousado. Eles morreram por seu testemunho da ressurreição; os homens morrem pelo que crêem ser verdade, não pelo que sabem ser mentira. Considere também os padrões morais dos discípulos. É razoável que seu caráter inatacável e ensinamento puro fossem baseados numa mentira premeditada e roubo? Mas, mesmo que o quisessem, os discípulos não poderiam ter roubado o corpo porque o Túmulo estava guardado por soldados especialmente encarregados da responsabilidade de prevenir o roubo desse corpo. A falta de um motivo, a natureza moral dos discípulos e os soldados romanos todos permanecem como testemunhas silenciosas. O corpo não foi roubado!

Teoria da alucinação. Esta noção implica em que os discípulos, perturbados emocionalmente depois da morte de Jesus, apenas pensaram tê-lo visto vivo.Por isto cremos no testemunho de Tomé que só dizia crer vendo o Senhor, retirou qualquer dúvida dos mais seticos dá época como ele. Mas os relatórios destas testemunhas oculares não têm as características de alucinações. Eles envolveram tempos, lugares e grupos de pessoas diferentes. Os aparecimentos terminaram subitamente.
Mais de 500 pessoas viram Jesus vivo ao mesmo tempo (1 Coríntios 15:6), mas alucinações são bem individuais. Além disso, esta teoria não tenta explicar o Túmulo Vazio.
Jesus foi ressuscitado por Deus. Esta é a única explicação que leva e conta, adequadamente, todos os fatos do caso. Mas, se Jesus foi ressuscitado, o que isto significa ou importa para nós?

Implicações da ressurreição
A ressurreição de Jesus abre as portas do Céu e garante certeza de nossa Salvação e Ressurreição (1 Coríntios 15; 1 Tessalonicenses 4:13-18)
A ressurreição de Jesus não é um assunto de mero interesse histórico, mas serve como o protótipo da ressurreição de todo ser humano.
Sua ressurreição é a base para a esperança (1 Pedro 1:5).
A ressurreição de Jesus prova que ele julgará o mundo (Atos 17:30-31). Ele ainda vive e todos os homens o enfrentarão seu julgamento como Juiz da humandade, no dia já determinado por Deus e este dia e está hora ninguém o conhece só Deus.

Este fato deveria provocar sóbria reflexão em nossa vida hoje mais que no tempo dos seus Discípulos.
Se eles achavam que estava próxima sua volta eu hoje não temo em dizer que estamos ainda mais perto de ouvirmos as trombetas tocarem.
A ressurreição confirma as declarações de Jesus de ser o Filho de Deus (Romanos 1:4).
Serve como fundamento de seu reinado (Efésios 1:19-23) e Sacerdote eterno (Hebreus 7:23-28).
A ressurreição de Cristo provê o modelo (Romanos 6:3-5) e o poder (1 Pedro 3:21) do batismo cristão.
Todos os pecadores precisam morrer para o pecado como Jesus morreu na cruz.
Nós precisamos ser sepultados como Jesus e ressucitarmos no novo "batismo" para que possamos ser erguidos para caminhar numa nova vida.

"O que aconteceu com o corpo de Jesus?"
Hoje somos desafiados a responder à mesma pergunta e confirmar que "Jesus Cristo Ressuscitou dos mortos".
Que Jesus Cristo está vivo e seu Espírito está entre nós neste momento e em breve voltará para resgatar os seus escolhidos. Amém!

Orai e Vigiai (João 20, 2-8)

Desculpem. Perdi o autor deste texto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário