BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de mar. de 2011

Jesus olhava para aquela figueira e também nos olha nos olhos quando “nos negamos” a dar frutos. - Alexandre Soledade – (Enviado por Vera Lúcia)




 Bom dia!
A primeira impressão alguém poderia imaginar um surto de raiva, uma noite mal dormida, ou que o Senhor havia acordado mais humano e posto o pé esquerdo primeiro que o direito no chão… Sim! Com todo o respeito, Jesus nesse dia saiu pra chutar o balde. E quem não chutaria?
Poderia ele dizer aos vendedores: “Por que fazem isso na casa onde rendem louvores ao meu Pai?” “por que fizeram do meu pai um comércio?” O que será que Jesus faria ao ver o quanto hoje se vendem seu nome e as obras do Pai?
“Cajado de Abraão”, “Trízimo”, “Fogueira Santa”, hunf! (…) O que fazem da sua casa hoje?
Mas vamos analisar outro ponto: A FIGUEIRA.
Não vejo Jesus amaldiçoando a figueira por nada e sim propondo um ensinamento. Ele bem sabia que não era época dos frutos, mas queria ensinar que poderíamos ser surpreendidos a qualquer momento (dificuldades, cobranças, situações difíceis) e nesta hora, deveríamos ter algo para apresentar.
Acontece que por vezes, mesmo em época propícia, preferimos não dar frutos. Jesus olhava para aquela figueira e também nos olha nos olhos quando “nos negamos” a dar frutos. Ele talvez pergunte: Se o tempo é propício, por que não dá frutos?
É importante saber que a figueira é uma árvore sagrada (pra Deus também somos), pois foi uma das plantas escolhidas para habitar a terra prometida na promessa divina aos judeus que saíram do Egito.
“(…) Reconhece, pois, em teu coração, que assim como um homem corrige seu filho, assim te corrige o Senhor, teu Deus. Guardar s os mandamentos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos e temendo-o Porque o Senhor, teu Deus, vai conduzir-te a uma terra excelente, cheia de torrentes, de fontes e de águas profundas que brotam nos vales e nos montes; uma terra de trigo e de cevada, de vinhas, DE FIGUEIRAS, de romãzeiras, uma terra de óleo de oliva e de mel, uma terra onde não será racionado o pão que comeres, e onde nada faltará; terra cujas pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás o bronze. Comer à saciedade, e bendirás o Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu. Guarda-te de esquecer o Senhor, teu Deus, negligenciando a observância de suas ordens, seus preceitos e suas leis que hoje te prescrevo“. (Deuteronômio 8, 5-11)
Foram então sete plantas eleitas para habitar a nova terra. Sete também são os dons do Espírito Santo que Deus nos enviou para os fazer brotar no mundo. Na verdade, Deus espera que primeiramente os dons plantados em nós, por vontade nossa, dêem brotem e dêem frutos.
Repare esse exemplo:
Após perder o horário e o ônibus, o livre arbítrio nos permite sentar e esperar o próximo. Isso me fez lembrar uma turminha que pega ônibus para ir à escola. Mora a menos que quinhentos metros da escola, mas pega ônibus. Ao perderem o ônibus, arriscam-se a esperar o próximo, sem saber se este virá no horário, se estará vazio, se quebrará, (…). Preferem arriscar a caminhar.
Deus concede dons a todos nós, mas por que não caminhamos? Rezar é caminhar… Rezar não é esperar o próximo ônibus; rezar não é somente as folhas; rezar é dar o passo. “(…) Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado”.
Crer que já recebemos é então, se por a caminho. Se é assim, por que fico a esperar para comprovar. Estou vendo a água descendo do morro, mas insisto em ficar. Isso não é fé e sim teimosia.
A teimosia é bem diferente da persistência. Teimoso é aquele que não aceita os fatos, novas sugestões, novas propostas e fatalmente também secará. A figueira precisa das vespas e pequenos insetos para poder dar fruto. Conselhos são como vespas, sua presença pode gerar medo, mas quando bem recebidos, nos ajudam a dar frutos.
Não seque! Dê frutos!
Um imenso abraço fraterno.
ENVIADO POR VERA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário