BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de mar. de 2011

Jesus anuncia sua morte - Eis que a sua hora chegou! - Nancy


2 de Março de 2011: 4ª feira

Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue.


Evangelho - Mc 10,32-45

"Amar e servir" foram e continuam sendo as palavras de ordem de Jesus Cristo a todos aqueles que optarem em ser discípulos e seguidores do seu projeto, pregações, gestos e ações - Nancy

 

Eis que a hora de Jesus chegou! O martírio estava prestes a acontecer.

Há tempos Jesus preparava os seus doze discípulos para o seu martírio. Ele sabia que beberia daquele cálice – "amargo cálice" – no momento de sua paixão, morte e ressurreição, que já estavam muito próximos. 

Seus discípulos, porém, sentiam: medo, espanto, tristeza... Não compreendiam muito bem tudo aquilo que Jesus dizia que aconteceria com Ele, e muito menos queriam separar-se do Mestre, sofrer ou deixá-Lo sofrer!

Por isso, Jesus permanecia a sós com os seus discípulos, caminhando. Ora os questionava acerca do que falavam d'Ele, sobre quem diziam ser Ele. Ora orientava-os e preparava-os para enfrentarem todo o martírio que eles presenciariam.

Jesus queria mantê-los firmes, perseverantes na fé, esperançosos, até mesmo porque eles deveriam prosseguir anunciando aquele Projeto de Amor, culminando com a construção do Reino de Deus.

Alguns apóstolos, entretanto, ainda não estavam compreendendo o que significava aquele cálice que Jesus deveria beber naquela noite. E estavam mais preocupados com posições de destaque, querendo ocupar um, o seu lado à direita, e outro, o seu lado à esquerda. Queriam, na verdade, ter glória diante do Pai.

Jesus, numa atitude de sabedoria lhes chama a atenção, dizendo: "quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos."

À semelhança de Tiago e João, inúmeros cristãos de hoje também estão preocupados em ser grandes, em ser o primeiro, em ter um lugar de honraria.   Eles se esquecem que "amar e servir" foram e continuam sendo as palavras de ordem de Jesus Cristo a todos aqueles que optarem em ser discípulos e seguidores do seu projeto, pregações, gestos e ações.

Pensemos que muitos dos nossos irmãos passam por situações similares à paixão de Jesus em seu cotidiano, sendo humilhados, maltratados, vilipendiados, violentados, queimados vivo, enclausurados em prisões consideradas desumanas, massacrados pelo sistema social e político.

Há séculos e mais séculos o Messias veio, assumiu as nossas culpas, morreu por nós pregado na cruz e nos deixou dois grandes mandamentos, para fazermos aqui na terra o Paraíso do Éden novamente acontecer: "Amai a Deus sobre todas as coisas" e "Amai o próximo como a ti mesmo."

Apenas dois mandamentos! Mas os homens (muitos deles!) ainda continuam cegos e surdos às questões sociais que afligem o irmão mais necessitado, pobre e carente. Querem conquistar a glória, mas não conseguem refazer o caminho da paixão de Jesus, marcado pelos conflitos, rejeição, perseguição, luta e sofrimento.

Peçamos a misericórdia de Deus conosco, nos abrindo os olhos e ouvidos para vermos e enxergarmos Jesus Cristo através do nosso irmão mais necessitado, seja  alcoólatra, prisioneiro, marginal, indigente, drogado, promíscuo... Amém!  

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário