BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2011

Hoje é dia de penitência pelos pecados cometidos nos últimos dias = Padre Antonio Queiroz


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te recompensará.

Hoje é Quarta-feira de Cinzas, dia de penitência, com o qual iniciamos a nossa preparação para celebrar a Páscoa, que será daqui a quarenta dias aproximadamente.

No Evangelho, Jesus nos alerta: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles". Se fizermos assim, diz ele, não receberemos a recompensa de Deus Pai. E ele exemplifica com as três principais penitências da quaresma: a esmola, a oração e o jejum.

Quando um judeu dava esmola, mandava tocar trombeta, para que todos olhassem e ficassem sabendo da boa obra praticada. Hoje essa "trombeta" mudou de formato, mas continua a mesma. Nós gostamos e até favorecemos que os outros fiquem sabendo do bem que fazemos ao próximo, porque assim ganhamos voto, bom nome e ascensão social. O mesmo vale para a oração e o jejum.

Analisemos rapidamente cada uma dessas penitência, vendo-as num sentido amplo:

Esmola é toda a nossa disponibilidade ao próximo, a começar dentro de casa. É todo o nosso esforço de ajudar o nosso próximo em suas necessidades. É ter uma vida direcionada para o amor e a doação dos nossos bens, materiais ou espirituais. Vai desde o sentido convencional da esmola, que é dar dinheiro ou um prato de comida, até descobrir o que o outro realmente necessita, e dar a mão a ele ou ela, para juntos vencerem a dificuldade.

Muitos têm o que comer, mas precisam de um ombro amigo para chorar e desabafar, ou precisa de uma orientação, ou até de um simples sorriso.

Oração é o nosso diálogo com Deus, unido com a nossa disposição em fazer a nossa parte naquilo que pedimos. Oração é total disponibilidade a Deus, como dizia o profeta Samuel: "Fala, Senhor, que o teu servo ouve" (1Sm 3,10). No diálogo, nós falamos e escutamos Deus nos falar. Isso acontece principalmente quando rezamos com a Bíblia na mão.

Há muitas formas de oração: Participar da santa Missa e dos demais sacramentos, rezar o terço, rezar espontaneamente, rezar em família ou em grupo...

Jesus nos pede: "Orai sempre e nunca cesseis de o fazer". "Vigiai e orai para não cairdes em tentação."

Jejum é o domínio do nosso apetite. Isso nos ajuda a fazer o verdadeiro jejum, que é descrito pelo profeta Isaías: "O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo e por em liberdade os oprimidos. Repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa o pobre sem abrigo e vestir aquele que se encontra nu. Se fizeres isso, a tua luz brilhará como a aurora, e a tua saúde será rapidamente recuperada" (Is 58,6ss). O jejum nos ajuda na saúde física, pois aprendemos a comer não aquilo de que gostamos e na hora que sentimos vontade, mas aquilo de que precisamos e na hora que precisamos para a saúde.

Não podemos nos deixar levar por qualquer desejo da carne. "Eu castigo o meu corpo e o trato com dureza, para não acontecer que eu proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo seja reprovado" (1Cor 9,27). Jesus jejuou durante quarenta dias, depois venceu a tentação.

O jejum nos ajuda também a entender a dura condição dos pobres, dos doentes e de todos os que não tem possibilidade de comer o suficiente, ou de uma vida digna.

Um dia, o médico disse para uma pessoa: "Você precisa evitar comer doce". A pessoa respondeu: "Mas como vou fazer isso, se eu sinto vontade?" Essa pessoa não tem domínio de si, por isso está aberta aos vícios e a outros pecados.

A cinza que o padre coloca na nossa cabeça o nossos desejo de conversão. A cinza é o que sobra, depois que o fogo passa. Precisamos queimar tudo o que não presta, em nossa vida. A cinza é a fase final do processo de decomposição da natureza. Tudo o que é material se decompõe e vai acabar em cinza, inclusive o nosso corpo. Quanta gente exagera nos cuidados com o próprio corpo, e se esquece que ele passa! Já a alma não passa, portanto é nela que devemos investir mais.

Entretanto, na natureza, a cinza não é o fim. Pelo contrário, ela é ótimo adubo, do qual nascem plantas novas, mais fortes e bonitas. Desta nossa humilhação no dia de hoje, recebendo cinza, nascerá um mundo novo, como Deus quer.

Vivemos numa sociedade que se torna cada vez mais violenta, e queremos contribuir para que esse processo seja revertido, através da prática do Evangelho.

Certa vez, uma pessoa foi visitar uma senhora bem velhinha, que jazia numa cama, com o corpo paralisado e dependendo dos outros em tudo. Além disso, ela sentia dores constantes.

Apesar disso, ela disse para a visita, cheia de paz e alegria: "Deus sabe a hora de nos levar. Ele só colhe o fruto quando está maduro. Se ainda não me levou, é sinal que a minha missão aqui na terra ainda não terminou".

De fato, ninguém vive nem um minuto a mais do que precisa, mesmo que tenha cem anos e esteja no último grau de doença. Cada dia que amanhece, somos convidados a agradecer a Deus o dom da vida, a graça de mais uma vez abrir os olhos e ver a luz do dia. E viver bem o dia de hoje, porque a vida pertence a Deus, e o dia de amanhã está nas mãos dele.

Entretanto, só faz isso quem tem espírito de penitência.

Maria Santíssima viveu os quarenta dias antes da morte e ressurreição do seu Filho, praticando a esmola, a oração e o jejum. Que ela nos ajude a viver bem esta quaresma.

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te recompensará.

Padre Antonio Queiroz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário