BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de mar. de 2011

"DAÍ A DEUS O QUE É DE DEUS”- OLIVIA COUTINHO


 

08 de Março de 2011

 

Evangelho- Mc 12,13-17

Para as lideranças políticas e religiosas, Jesus era visto como uma grande ameaça!

A adesão do povo a Jesus  crescia dia pós dia, aumentando ainda mais a ira daqueles que detinham o  poder, oprimindo o povo.

Os sacerdotes e anciões viviam fechados em si mesmo, por isto não queriam se abrir à novidade que era Jesus!

Porém Jesus, não se intimidava diante deles!  Falava abertamente de suas propostas para as multidões que viam Nele, a única esperança de libertação.

Fariseus e herodianos  eram grupos rivais, eram as lideranças locais nos povoados da Galileia.

Ao se sentirem ameaçados pela presença de Jesus, abriram mão de suas diferenças, se unindo no mesmo propósito: matar Jesus. Mc 3, 6.

Para evitar um confronto direto com o povo, que lhes era submisso, eles preferiram encontrar uma forma de incitar o próprio povo contra Jesus, armando para Ele uma cilada.

 "As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: 'Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"

Podemos perceber que esta pergunta maliciosa, sob a aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus. Se Ele dissesse: "deve pagar", poderia ser acusado junto ao povo como amigo dos romanos. Se Jesus dissesse: "Não deve pagar", poderia ser acusado junto às autoridades romanas como subversivo.

O plano parecia perfeito, Jesus não tinha saída!

Porém, na sua sabedoria Divina, Ele não perde tempo com discussões! Sua resposta se limitou apenas em dizer:

"Trazei-me uma moeda para que eu a veja. 'Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou:

'De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? 'Eles responderam: 'É de César'. 'Então Jesus disse':"Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus."

Na pratica, eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar.  O que na verdade interessava mesmo a Jesus, era que eles deveriam dar a Deus o que era de Deus, isto é devolver a Deus o povo, que era manipulados por eles, Mt 23,13

 

Muitas vezes condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que hoje, nós também não estamos tramando contra Ele, planejando algo contra o nosso irmão?

Será que acolhemos bem, um novo integrante que chega com idéias novas na nossa comunidade, ou na empresa que trabalhamos?

Ou será que por medo de que ele cresça e passe na nossa frente, até torcemos por um deslize seu e nos satisfazemos vendo-o desmoralizado diante de todos?  

O que estamos dando a Deus?

Estamos devolvendo a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos deu?

Temos partilhado a nossa vida com o irmão, nos interessados pelo bem comum?  

Ou será que só nos aproximamos de Jesus para satisfazer nossos  próprios interesses, sem nos interessar pelo bem do outro?

 

A VIDA É A MAIOR EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS!
NÃO CONDUZILA PARA O BEM, É NÃO DAR A DEUS O QUE É DE DEUS!

PRATICAR A JUSTIÇA, A HONESTIDADE, É VIVER A LEI DO AMOR!
É DAR A DEUS O QUE É DE DEUS!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário