BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de mar. de 2011

Dai a César o que é de César - Nancy


8 de Março de 2011: 3ª feira

Evangelho - Mc 12,13-17

"DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS."  Nancy

Apanhar Jesus em alguma palavra... Essa era a intenção daqueles fariseus e herodianos enviados pelas autoridades até Jesus.

O que faltou às autoridades para chegarem, eles mesmos, até o Mestre? Coragem suficiente? Autoridade e poder? Ou eles buscavam outras fontes, através de ciladas, ou complôs – termo usado nesta atualidade para situações de emboscada, semelhantes a esta cena do evangelho de hoje?

 "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!" Nada mais perfeito, principalmente quando ouvimos a resposta de Jesus, plena de sabedoria e de confiança no Pai Celestial.

Este evangelho de Marcos narra mais uma entre as demais outras armadas dos sacerdotes, doutores da Lei e anciãos contra Jesus. O que queriam afinal com aquela pergunta sobre os tributos a César, já que a resposta era tão conhecida por todos?

Bem sabemos. E Jesus também sabia, antecipadamente: pretendiam colocá-Lo em contradição e denunciá-LO como conivente com as autoridades constituídas, que exploravam o povo com altos tributos para manter o império romano. Queriam, na verdade, encontrar motivos para condená-Lo e matá-Lo, "limpando assim o caminho", como popularmente se fala. Queriam sim acabar com a liderança DAQUELE que, com autoridade e poder, curava, expulsava demônios, libertava, perdoava, aconselhava, se doava, amava sem reservas... Sem contar que, aclamado entre as multidões, sobressaia com o título "O Rei dos Judeus."

Queridos irmãos, retomando a resposta de Jesus aos fariseus e aos herodianos naquele tempo, quando da pergunta: "De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?", reflitamos.

"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!" – eis a resposta. Resposta que deve permanecer viva em nossas mentes e corações para que, como cristãos, cumpramos com o dízimo, devolvendo para Deus uma parcela de tudo o que ELE nos deu, e continua nos dando.

Neste momento, deixemos que a pergunta dos fariseus e herodianos, feita a Jesus, penetre em nosso ser: "De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?". E aproveitemos parafrasear: "De quem é a figura e a inscrição que habitam o nosso coração?"

Creio que a nossa resposta está pautada em Deus Pai, através do Seu Filho Jesus Cristo, no Espírito Santo. E como cristãos que somos, assumimos um compromisso similar aos evangelizadores e missionários do Senhor, devolvendo a Ele não apenas os devidos recursos financeiros para obras de caridade, mas também obras e postura condizentes à vida terrena de Jesus Cristo para a construção do Reino de Deus aqui na Terra.

Oremos: Maria Santíssima, mãe de Jesus e nossa Mãe, sede nossa intercessora junto ao seu amado Filho Jesus Cristo, para que não imitemos os fariseus e herodianos, tramando contra os nossos irmãos, sejam amigos ou adversários. Amém!

 

Fraternos abraços.

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário