BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de mar. de 2011

“Chamai-o”, olhem para aquele que está excluído! Fr. Anísio Tavares.


 

O evangelho de Marcos é o mais antigo dentre os quatro que temos na Bíblia. Por isso suas mensagens são sempre muito diretas, sem muito floreio.

A mensagem de hoje é interessante, porque retrata explicitamente a missão de Jesus. Ainda que uma grande multidão o tivesse seguindo, Jesus dá atenção àqueles que estão à margem, discriminados e abandonados.

O cego estava à beira do caminho, gritando por alguém que o pudesse ajudar. E como o evangelho salienta, ele era reprimido, forçado a ficar quieto. Mas Jesus o vê e manda que os mesmos que o repreendiam agora o chamem. "Chamai-o", diz Jesus.

O milagre que o cego pede está em estreita relação com sua necessidade: "Mestre, que eu veja!" Mais uma vez Jesus usa a famosa frase: "Vai, a tua fé te curou". E no final, a resposta daquele que era cego é atestada: "ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho".

Em nossos dias há uma busca incessante por milagres, por graças, enfim, por tudo aquilo que possa dar uma solução rápida aos nossos problemas e dificuldades. No entanto, falta-nos compreender mais profundamente que o seguimento de Jesus é o mais importante. Nada adianta a graça se não for seguida de gestos de gratuidade, pois assim ela se torna estéril. O cego recuperou a vista! E vendo, seguiu Jesus pelo caminho.

Qual a cegueira que nos impede hoje de seguir Jesus? Estamos dispostos a aceitar a proposta de mudança de vida que Jesus nos pede? Muito mais importante que a cura do cego é a conversão que Jesus provoca no coração de seus seguidores: "Chamai-o", olhem para aquele que está excluído!

 

Fr. Anísio Tavares, missionário redentorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário