BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2011

19 de Abril - 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'


Evangelho - Jo 13,21-33.36-38


Um de vós me entregará...

            Hoje o  Evangelho nos mostra a traição e negação de Deus ou de Jesus.

Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata, que provavelmente seriam  siclos e não denários como frequentemente se julga e afirma. Esse era o preço de um escravo (Êxodo 21, 32). De acordo com o autor do Evangelho de Mateus, os principais sacerdotes decidiram não colocar essas moedas no Tesouro do Templo, mas, em vez disso compraram um terreno no exterior da cidade para sepultar defuntos. Segundo Zacarias, profeta do Antigo Testamento, a vida e o ministério do prometido Messias (ou Cristo) seria avaliado em 30 moedas de prata (Zacarias 11, 12-13). Isto significava que, segundo a leitura dos acontecimentos feita pelo evangelista Mateus, os líderes religiosos judaicos foram induzidos a avaliar a vida e ministério de Jesus de Nazaré como dotada de bem pouco valor.

A motivação da sua ação é justificada ou explicada, nos Evangelhos, de diferentes modos. Assim, nos Evangelhos mais antigos, os de Mateus e de Marcos, tal deveu-se à sua avareza (Mateus 26, 14-16; Marcos 14, 10-11). Já nos Evangelhos de Lucas e de João o seu procedimento é subordinado à influência direta de Satanás -  (Lucas 22, 3; João 13:2. 27) sobre as suas ações.

            Nós traímos e negamos Jesus diariamente, quando falhamos em nossa fidelidade para com o Plano de Deus. Quando por vergonha, não fazemos o sinal da Cruz ao passar em frente a uma igreja, quando por medo do que os outros possam pensar, não nos apresentamos como católicos, assim como não defendemos a nossa Igreja quando atacada pelos infiéis, etc

 Aquele homem com um copo de cerveja na mão conversava na rodinha de amigos, quando surgiu a conversa sobre o padre. Com risos e semblantes maliciosos, os "alterocopistas"  (levantadores de copos), questionavam maliciosamente sobre a castidade do sacerdote, e ele, também sorria, e balançava a cabeça concordando com as críticas que estavam sendo feita. Foi quando ele caiu em si, se lembrou de Judas e do seu trabalho na Pastoral da Saúde de sua paróquia. Pensou. Estou fazendo igualzinho a Judas! Então ele corajosamente reagiu, colocou o copo sobre a mesa e começou a defender os padres de todas aquelas infâmias e acusações... para o espanto dos demais...

            Pedro negou Jesus por três vezes, e Jesus já sabia disso mesmo antes de acontecer. Será que conseguimos contar quantas vezes que já negamos Jesus no decorrer de nossa vida?  A cada pecado cometido é uma negação aos ensinamentos de Jesus e à sua pessoa em si. A cada omissão seja quando somos chamados a trabalhar na vinha, seja quando ignoramos o irmão caído no chão,  é mais uma negação.

           Jesus perdoou a Pedro, e mais, lhe confiou a honra de ser o Primeiro Papa da sua Igreja!

Traímos, negamos e Jesus em sua misericórdia infinita vem nos dar a mão, através da  absolvição pelo seu representante na Terra, Ele nos levanta de novo até a próxima queda.  É assim. Nossa vida é um cair e levantar constante. Mas o Pai misericordioso sabe disso e está sempre disposto a nos perdoar.

Peçamos a Jesus para que na hora de ir embora desta vida, estejamos levantados, de pé, para que não sejamos jogados no fogo ardente, nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.

 Irmãos, e irmãs. Jejum, penitência, oração e caridade. Vamos rezar, vamos recomeçar, prometendo a Jesus que queremos ser  santos, mas para isso precisamos da sua infinita força, porque sozinhos não somos absolutamente nada!

Sal.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário