BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev. de 2011

Tu és o Messias -Missionários Claretiano

 

Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

 

6ª Semana do Tempo Comum

 

Sete Santos Fundadores dos Servitas (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Bento de Cagliari (monge, bispo), Constábile de Cava (abade), Donato, Secundiano, Rômulo e Companheiros (mártires de Porto Gruaro, perto de Veneza), Evermodo de Ratzeburg (monge, bispo), Faustino e Companheiros (prováveis mártires de Roma), Finan de Iona (bispo), Fintano de Clonenagh (abade), Habet-Deus de Luna (bispo, mártir), Lomano de Trim (bispo), Policrônio (bispo, mártir da Babilônia), Silvino de Auchy (monge, bispo), Teódulo e Juliano de Cesaréia (mártires).

 

Primeira leitura: Gênesis 9,1-13
Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra

Salmo responsorial: Salmo 101(102),16-18.19-21.29 e 22-23 (R. 20b)

O Senhor olhou a terra do alto céu

Evangelho: Marcos 8,27-33

Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.

 

Um dos maiores interesses de Marcos em seu evangelho é afirmar que Jesus é o Cristo, o Messias enviado. Por isso, o relato de hoje é tido como central, já que nele encontramos a confissão de fé de Pedro e o primeiro anúncio da paixão e ressurreição.

 

Se nos relatos anteriores as pessoas e os discípulos não compreendiam a missão de Jesus, aqui se dá um passo adiante no processo para a fé, através da confissão de Pedro.


Esse discípulo reconhece Jesus como Cristo, como o Ungido de Deus, o esperado pelo povo de Israel. Esta resposta sensata e original à pergunta formulada por Jesus parece ser o resultado de um longo caminho de convivência com o Mestre, caminho de escuta da sua palavra e do fato de serem testemunha dos sinais poderosos a favor dos pobres, dos enfermos e dos endemoninhados.


Entretanto, o entusiasmo de Pedro se arrefece ao escutar o plano messiânico de Jesus. Pedro se acovarda e tenta detê-lo. A propósito, temos consciência que nossa experiência de seguimento de Jesus implica riscos e exigências?

 

Missionários Claretiano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário