BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev. de 2011

A transfiguração - Padre Queiroz

Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Evangelho - Mc 9,2-13

 

Transfigurou-se diante deles.


Este Evangelho narra a belíssima cena da transfiguração de Jesus. Ela aconteceu para fortalecer a fé dos discípulos e lhes dar ânimo na caminhada. A oposição a Jesus crescia dia por dia, e ele estava sendo muito humilhado e ridicularizado pela grande sociedade da época. Seus discípulos estavam se deixando influenciar por essa onda, e desanimando de segui-lo. Se continuasse assim, na hora da prisão de Jesus, que aconteceria breve, há não haveria mais ninguém com ele.

Jesus quis também apresentar uma breve amostra da humanidade transfigurada pelo Reino de Deus, a fim de nos dar esperança.

Existem no mundo as forças desfiguradoras, que são frutos do pecado. Elas agem com muita força, impulsionadas pelo egoísmo, pela ganância, pelas paixões desordenadas e outras "armas" do Tentador. A transfiguração é tarefa nossa, e começa agora, através do nosso esforço diário, apoiados pelo Espírito Santo.

As roupas brilhantes mostram que também a natureza está incluída na tarefa transfiguradora, já que foi e continua sendo desfigurada pelo pecado. Cristo, na redenção, resgatou também a natureza.

A presença de Elias e Moisés conversando com Jesus, eles que são os maiores representantes do Antigo Testamento, mostra-nos que Jesus está em sintonia com a Antiga Aliança.

A sugestão de Pedro, de fazer três tendas, mostra-nos que o ambiente ali estava muito gostoso de se viver. Afinal, foi uma pálida e rápida antecipação da glória do céu. Mas esta hora ainda não havia chegado! O pedido de Pedro, para fazer três tendas e ficarem ali, representa o desejo que temos de antecipar o gozo do Céu aqui para a terra. Pedro e nós temos ainda uma longa caminhada, por isso vamos descer a montanha e enfrentar a luta, "escutando o Filho Amado".

O pedido de Jesus para não espalharem o fato visa manter oculta a sua divindade, pois ele queria cumprir integralmente a missão que recebera de Deus Pai: tornar-se homem como nós em tudo, exceto no pecado.

A nuvem, na Bíblia, sempre foi um símbolo da presença divina.

No centro da cena estão as palavras de Deus Pai: "Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!"

Em nossas Comunidades cristãs, existe um gesto cuja finalidade é parecida com a transfiguração. São as festas. Elas trazem alegria, ânimo e mais esperança aos membros da Comunidade, a fim de continuarem firmes na caminhada. Às vezes elas são tão bonitas e unidas que se aproximam da glória do Céu.

Havia, certa vez, um senhor que gostava muito de galo. O que ele mais admirava era ver um galo cantar.

Um dia, ele procurou um pintor e pediu que pintasse para ele um galo bom bonito, com o pescoço levantado e bico aberto, como se estivesse cantando.

O pintor pediu seis meses para pintar o quadro.

Passados os seis meses, o homem foi buscar a sua encomenda. Quando chegou, o pintor lhe pediu: "Por favor, espere um pouquinho".

Foi lá dentro, pegou uma tela nova, sem nada pintado, colocou-a no cavalete, pegou os pinceis e começou a pintar. Em meia hora o galo ficou pronto, e belíssimo.

O homem gostou muito do galo. Mas ficou encabulado, pensando: "Por que ele pediu seis meses, se fez o serviço em meia hora? Certamente ele vai cobrar menos do que o preço alto que me deu quando encomendei".

Quando foi pagar, o preço era aquele mesmo que fora combinado. Então o homem reclamou: "Mas como? O senhor cobrar tudo isso por apenas meia hora de trabalho? O pintor respondeu: "Meia hora não senhor. Venha aqui ver".

Levou-o até uma sala e mostrou: estava cheinha de pinturas de galo até o teto. E o pintor explicou: "Desde que o senhor veio aqui, todos os dias eu pinto um galo. Assim eu fui treinando, e melhorando cada diz. Por isso que hoje eu o fiz tão rápido e bem feito".

Nós somos assim, tudo depende do treino. Educando nossos instintos, podemos passar de desfiguradores a transfiguradores de nós mesmos e do mundo.

O Apóstolo João, um dos convidados por Jesus para ver a transfiguração, após a ascensão de Jesus levou Maria Santíssima para morar com ele, em Éfeso. Que nós também convidemos Nossa Senhora, a mulher transfigurada, para nos ajudar na tarefa de transfigurar a nós mesmos e o mundo.

Transfigurou-se diante deles.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário