BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev. de 2011

A TRANSFIGURAÇÃO -Missionários Claretiano

 

Sábado, 19 de fevereiro de 2011

 

6ª Semana do Tempo Comum

 

Santos do Dia: Álvaro de Córdoba (presbítero), Auxíbio de Chipre (bispo, foi batizado por São Marcos e consagrado por São Paulo como primeiro bispo de Soli), Barbato de Benevento (bispo), Beato de Liébana (monge), Belina de Troyes (virgem, mártir), Bonifácio de Lausanne (monge, bispo), Conrado de Piacenza (franciscano terciário), Gabino de Roma (presbítero, mártir), Jorge de Lodève (monge), Mansueto de Milão (bispo), Públio, Juliano, Marcelo e Companheiros (mártires da África), Valério de Antibes (bispo), Zambdas de Jerusalém (bispo).

 

Primeira leitura: Hebreus 11,1-7
Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus.

Salmo responsorial: Salmo 144(145),2-3.4-5.10-11 (R. 1b)

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Evangelho: Marcos 9,2-13

Transfigurou-se diante deles

 

Marcos já mostrou que o caminho do discípulo tem seu ápice na confissão de fé em Jesus como Messias e que o seguimento se encontra vinculado com o caminho da cruz, e consiste em subir com ele a Jerusalém.


No meio desse anúncio de entrega e sofrimento, aparece o relato da Transfiguração, que tem como finalidade manifestar que nele chega à plenitude a promessa de salvação feita por Deus, plasmada no Antigo Testamento e que enche de esperança e força o coração dos discípulos, animando-os a continuar a marcha para a Cidade Santa.


É importante ressaltar, dentro deste texto, a reação agitada e pouco reflexiva de Pedro, que deseja fazer três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Esta atitude pode indicar o medo de passar da comodidade da montanha, contemplando esta fantástica visão, à difícil realidade do caminho a percorrer.


Muitas vezes preferimos ficar contemplando o rosto divino de Deus, sem levar em conta que é necessário expressar nossa fé por meio da solidariedade e da justiça.

 

Missionários Claretiano

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário