BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de fev. de 2011

Seguir Jesus - Nancy

18 de Fevereiro de 2011- 6ª feira

Evangelho - Mc 8,34-9,1

"CARREGAR A CRUZ E SEGUIR JESUS NÃO É UM ATO SOMENTE DE FORÇA E RESISTÊNCIA FÍSICA" – Nancy

 

Marcos neste evangelho é contundente ao afirmar que a condição "sine qua non" para ser discípulo de Jesus é abandonar tudo e segui-Lo. Veja: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."

"Mas como", pensamos. "Abandonar tudo: casa, família, trabalho, amigos, encontros sociais?"

Não, nada disso. Jesus Cristo se utiliza em suas pregações de figuras de linguagem, parábolas, analogias, exemplos cotidianos da vida do povo apenas para se fazer compreender melhor.

Longe de se pensar nessa hipótese de se renunciar a tudo, abandonar tudo o que temos e construímos ao longo de nossas vidas. Abandonar aqui quer dizer deixar as coisas mundanas, valorizar as coisas espirituais... Renunciar aqui diz respeito a sufocar o egoísmo, deixar de olhar apenas os próprios interesses, mas não perder o entusiasmo pelo crescimento e progresso na vida.

Foi o próprio Jesus quem nos garantiu que tudo o que pedíssemos ao Pai, com fé e pureza de coração, Ele nos daria, subentendo-se que a abundância era para todos. Ele próprio nos ensinou alçar vôos como águias!

Jesus conhece o nosso coração e sabe o quanto nos apegamos às coisas materiais. Por isso nos lança a proposta de renunciar a si mesmo, desprendendo-se de tudo que nos desvirtua e nos leva ao pecado. E nos exorta a tomar a própria cruz, carregando-a, e seguindo-O.

Porém, carregar a cruz e seguir Jesus não é um ato somente de força e resistência física para caminhar. É muito, muito mais do que isso. Necessário se faz tornar-se semelhante ao Mestre que, sabedor do cálice que beberia, entrou em comunhão com o Pai e morreu para nos salvar.

E nós, estamos dispostos a caminhar com Jesus, carregando a nossa cruz? Cruz que não é uma jóia de ouro dependurada no pescoço, que não é um ornamento enfeitando a nossa sala de jantar, não é uma declaração visual da nossa fé, nem um talismã de boa sorte...

Cada um de nós tem a sua cruz, exatamente do tamanho que podemos e devemos carregar. Leves ou pesadas? Depende da força e da coragem que brotam do mais íntimo do nosso ser.

 

Sabemos que quando o jugo é pesado Jesus nos ajuda a carregar, por isso peçamos que Ele nos ensine a abraçar com amor e fidelidade a nossa cruz, cantando: "Quanto a nós, devemos gloriar-nos na cruz de nosso senhor Jesus Cristo. Que é nossa salvação, nossa vida, nossa esperança de ressurreição. E pelo qual fomos salvos e libertos."

Abraços fraternos.

 

Nancy - professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário