BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de fev. de 2011

O Reino de Deus é dos que são como as crianças - Newton


Marcos 10,13-16

Evangelho do dia 26 de fevereiro de 2011.

 

 

           Como diz o evangelho, naquele tempo as crianças eram levadas a Jesus para que fossem tocadas por Ele, mas os discípulos as repreendiam, porque não queriam que elas atrapalhassem o mestre. Nos dias de hoje às vezes fazemos a mesma coisa porque achamos que as crianças atrapalham o que nós consideramos importante para nós, e deixamos de dar atenção a estes pequeninos filhos de Deus.

 

Interessante como nós os adultos agimos em cima das crianças, com certa frieza às vezes, por nos considerarmos talvez perfeitos, por sermos tão importantes que não podemos perder tempo com estas pequenas criaturas que não nos entendem, não possuem o nosso conhecimento, não possuem a nossa experiência de vida, só servem mesmo para nos atrapalhar. Por pequenas criaturas podemos entender também os adultos humildes, aqueles que não conseguiram alcançar o conhecimento científico e cultural, e, parecem perdidos no tempo. Os viciados então, alcoólatras, e, etc.! Gente chata, estas pessoas só querem nos chamar a atenção por coisas ridículas, somos importantes não podemos perder tempo! Tenho tantas coisas a fazer...

 

É meu irmão, e, minha irmã, nós não temos tempo, porque temos que estudar ou trabalhar e, nós temos um futuro brilhante pela frente, porque essa gente também não faz o mesmo? Será esta é a melhor forma de agir diante destes pequeninos, que também são filhos de Deus? Porque será que querem chamar a nossa atenção! Será carência material, afetiva ou espiritual? Ou será que tem algo para nos ensinar e podem nos ajudar em algo que talvez nem consigamos imaginar. É, podemos cair a cara, de onde não se espera é que pode surgir a sabedoria e ajuda inesperada, e esta ajuda pode nos surpreender.

 

Ao repreender as crianças, os discípulos são repreendidos imediatamente por Jesus que lhes diz: "deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas". Ser como as crianças é agir com sinceridade, porque as crianças são sinceras, nelas não existe fingimento, e, não se preocupam em agradar a este ou aquele, pois falam o que pensam em seu coração. Ser como criança é agir com ousadia, é agir com coragem, quando se quer conquistar algo que é bom, é não ter limites, ser insistente e persistente até conseguir. E acima de tudo ser como criança é agir com a simplicidade, e com a verdade própria destes pequeninos. As crianças não são maliciosas e possuem muitas qualidades natas, enquanto os adultos não as pervertem.

 

Os humildes, os não letrados, aqueles que possuem quase todo o tempo do mundo, vêm coisas que os letrados, e, os doutores não vêem. Os homens cultos estão presos na letra, e, na sabedoria humana. Não estamos aqui para condenar os que buscam esta sabedoria, porém como cristãos devemos entender que devemos buscar em primeiro lugar a sabedoria divina. Para tudo que vamos fazer, devemos consultar primeiro a Deus, procurar orientação, seja numa decisão familiar, numa sala de aula, no local de trabalho, ou em qualquer outra situação que nos coloca em dúvida a nossa decisão.

 

As pessoas humildes conseguem ver nas coisas mais simples, a resposta para os problemas mais complicados, sabem agir como as crianças, enquanto os que se julgam sábios, procuram nas coisas mais complicadas a resposta para os problemas mais simples de se resolver. Precisamos pedir a sabedoria de Deus para entender estas coisas. Às vezes ficamos tão cheios de informação adquiridas nos livros, que passamos a não mais dar importância às coisas mais simples da vida, e, é na maioria das vezes nas coisas mais simples que encontramos a solução para o nosso problema. As coisas de Deus são simples, basta crer, ter fé. Por isto que Jesus nos diz que devemos ser como as crianças, que vêem e agem com simplicidade.

 

Se quisermos viver o Reino de Deus aqui na Terra, precisamos aprender a valorizar as coisas mais simples da vida. Precisamos administrar melhor o nosso tempo, dedicar parte dele na construção de uma vida melhor, mais humana. Saber partilhar, viver a verdadeira comunhão com Deus e o irmão, isto é o Reino de Deus aqui na Terra.

 

Newton

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário