BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev. de 2011

O fermento dos fariseus -Missionários Claretiano

 

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

 

6ª Semana do Tempo Comum

 

Santos do Dia: Ágape de Terni (virgem, mártir), Cláudio de la Colombière (jesuíta), Craton e Companheiros (mártires de Roma), Decoroso de Capua (bispo), Eusébio de Aschia (eremita), Euseus de Serravalle (eremita), Fausto de Glanfeuil (monge), Geórgia de Clermont (virgem), José de Antioquia (diácono, mártir), Quinídio de Vaison (bispo), Sigfrido de Wexlow (monge, bispo), Tanco de Werden (monge, bispo, mártir), Walfrido della Gheradesca (abade), Winaman, Unaman e Sunaman (monges de Wexlow, mártires).

 

Primeira leitura: Gênesis 6,5-8; 7,1-5.10
Vou exterminar da face da terra o homem que criei.

Salmo responsorial: Salmo 28(29), 1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R.11b)

Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Evangelho: Marcos 8,14-21

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes

 

Enquanto os discípulos se mostram preocupados pela falta de alimento, Jesus se preocupa em alertá-los sobre a influência perigosa dos fariseus e dos herodianos, que queriam matá-lo. Os discípulos não compreendiam ainda o mistério de Jesus, nem tampouco a metáfora do fermento.


Continuam falando da comida, de coisas meramente circunstanciais, sem se fixar no verdadeiramente essencial: a presença do reinado de Deus, simbolizada no único pão que possuem na barca. O grupo de seguidores se assemelha assim aos próprios fariseus, pois não são capazes de entender os sinais do Reino; tem olhos e ouvidos, porém não estão conscientes da ação de Deus no meio deles.

 

Jesus lhes recorda, então, o milagre da multiplicação dos pães para ver se dessa maneira conseguem entender a profundidade do assunto.


Muitas vezes em nossas comunidades destinamos tempo, forças e até recursos econômicos em situações que não respondem às exigências do Evangelho; é importante estar atentes aos sinais do Reino.

 

Missionários Claretiano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário