BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de fev. de 2011

O cego ficou curado - Nancy

16 de Fevereiro de 2011 – 4ª feira

Evangelho - Mc 8,22-26

"O CEGO FICOU CURADO, E ENXERGAVA TODAS AS COISAS COM NITIDEZ" Nancy

 

Que grande desafio neste mundo contemporâneo: enxergar com nitidez! Mesmo para aqueles privilegiados de excelente visão física, que nem precisam de óculos ou lentes de contato para enxergar de longe ou de perto. Que afronta! 

Há séculos e mais séculos o homem, dotado de inteligência e de um par de olhos para ver e contemplar as belezas do universo, criadas por Deus, encontra-se na penumbra, num estado de miopia que o impede de ver mais profundamente o que se passa ao seu redor.

O evangelho de Marcos nos dá um testemunho dessa realidade que acompanha muitas e muitas gerações, hoje através de um cego de Betsaida.

Falamos aqui de cegueira espiritual. Essa que faz do homem um ser indiferente às calamidades sociopolíticas desta modernidade, essa que perverte e aliena o homem – ser dotado de corpo e mente, razão e emoção. 

Tal como o povo de Israel: judeu, fariseu, saduceu, doutores da Lei, herodianos, entre outros das mais diversificadas denominações e organizações sociais e religiosas daquela época de Jesus, continuamos num estado deplorável de cegueira. Cegueira crônica, até nos dando a impressão que oftalmologista algum seria capaz de diagnosticar esse mal endêmico que afeta os nossos olhos, a nossa visão.

Vez por outra nos pegamos utilizando frases do tipo: "Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo", como dizia Leonardo da Vinci, um dos pintores da Última Ceia.

No entanto, essa janela vive trancada às questões de injustiças sociais, aos problemas econômicos, ecológicos, políticos, entre outros, que afligem a humanidade neste contexto atual. As janelas fechadas propiciam a cegueira espiritual que nos acompanha como evangelizadores e missionários do Senhor.

Quantos são os nossos irmãos carentes do pão – material e espiritual – que passam fome, que são desprovidos dos direitos básicos de moradia, saúde, educação, e que não são saciados de suas necessidades fundamentais?

Somente Jesus pode curar essa cegueira crônica que assola a humanidade. Somente Jesus pode amenizar essa cegueira de maneira que possamos ver melhor, mesmo que à penumbra, à semelhança do cego de Betsaida, que foi enxergando, primeiro, vagarosamente, e após, nitidamente.

O maior e melhor especialista de todos os males é Jesus, e nada sem Ele pode ser feito, nada sem Ele pode ser curado. Somente Jesus – o ungido de Deus – pode abrir os olhos da alma para que possamos enxergar as coisas intangíveis e invisíveis.

Na crença de que somente n'Ele, com Ele e por Ele, pela ação do Espírito Santo, conseguiremos nos livrar da cegueira, e assim enxergar com nitidez nossos irmãos não com imagens distorcidas – como "árvores que andam" mas como o nosso próximo que caminha, lado a lado conosco, oremos: "Cura-nos e liberta-nos da cegueira, ó Pai, para que como cristãos possamos reconhecer o teu filho – Jesus, em cada um dos nossos semelhantes." Amém!

 

Nancy – professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário