BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de fev. de 2011

Ninguém separa aquilo que esta nas mãos de Deus, e se separa, lá não havia e não há Deus – Maria Regina.





                                        O evangelho, de hoje Jesus denunciava uma injustiça cometida contras as mulheres, procurando prevenir seus discípulos a não praticá-la. A lei mosaica era explicita no tocante ao divórcio. Lê-se no Deuteronômio : “Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gosta mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa, em liberdade“. A Lei previa o caso de sucessivos repúdios  da mulher. Portanto, ela ficava sob a tutela do marido e dependia de seu humor. Bastava um pequeno deslize, ou algo que desagradasse o marido, para ser repudiada. Uma situação de evidente injustiça, no parecer de Jesus, com a qual não podia pactuar.  Por isso, ele saiu em defesa das mulheres com dois argumentos. O primeiro referia-se ao questionamento da Lei. O divórcio consistia numa espécie de concessão divina à mesquinhez humana.
                                          O divórcio é uma lei humana, cuja finalidade é separar legalmente o que já estava separado de fato. Desde os tempos de Moisés, não sendo a mútua afeição o motivo único do casamento, a separação podia tornar-se necessária.Contudo “no princípio não foi assim”, ou seja,na origem da humanidade, quando os homens ainda não estavam pervertidos pelo egoísmo e orgulho, e viviam segundo a lei de Deus, as uniões, fundadas na simpatia recíproca, e não sobre a vaidade ou a ambição ,não davam motivo ao  repúdio.Mais especificamente o caso em que o repúdio poder verificar-se:o de adultério. Ora, o adultério não existe onde reina o amor, a afeição sincera.
                                De uma forma muito pessoal, penso que ninguém separa o que de fato Deus uniu,contudo pergunto o que ou a quem de fato Deus uniu?Ninguém separa aquilo de fato foi entregue a Deus,ninguém separa aquilo que entregamos a Deus todos os dias, ninguém separa aquilo que começa na entrega absoluta do poder de Deus.Ninguém separa aquilo que esta nas mãos de Deus, e se separa, lá não havia e não há Deus.Penso  que só  há uma única razão pela qual as pessoas devam se casar, por amor,somente por se amarem e consigo levarem Deus!!! O casamento visa a santificação dos cônjuges. O casamento foi elevado a situação de sacramento, porque Deus quer que, dentro do casamento, esposo santifique a esposa, e esta santifique o marido. Portanto, Se é verdade que marido e mulher formam uma só carne, como é possível falar em divórcio?Como poderá você separar-se de si mesmo?
Amém
Abraço carinhoso
Maria Regina  

Nenhum comentário:

Postar um comentário