BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de fev. de 2011

Não penseis que vim trazer a paz - Newton


 

Marcos 9,41-50

 

Evangelho do dia 24 de fevereiro de 2011.

 

Palavras duras más às vezes necessárias, por causa do comportamento humano. Jesus é manso e humilde de coração, e nos dá a paz necessária para o nosso bem viver, e, d'Ele devemos aprender. Em determinado momento Ele nos diz: Não penseis que vim trazer a paz, mas a espada. Será Jesus foi incoerente com a sua mensagem? É claro que não, para isto precisamos pedir a Deus sabedoria para o entendimento da sua palavra.

 

Ouvimos muitas vezes que: "Deus é misericordioso, e não castiga ninguém" Devemos tomar muito cuidado com isto e mais uma vez devemos pedir a sabedoria a Deus para este entendimento, porque corremos o risco de nos acomodar numa situação de pecado, contando sempre com a misericórdia divina. Se não buscamos a sabedoria, poderemos entrar no vício de pecar contando sempre com o perdão. Não devemos duvidar ou abusar da misericórdia de Deus, e devemos acreditar que seu amor é infinito. Mas, devemos nos lembrar que Deus também age com justiça, e Ele vai fazer valer esta justiça na hora do julgamento. Por causa da nossa limitação humana, e acostumados a enganar os outros com palavras e atitudes, achamos que podemos enganar também a Deus.

 

O evangelho é bem claro em relação a como deve ser o nosso comportamento de filhos de Deus para com o irmão mais necessitado, material e espiritualmente, Jesus é bem claro quando nos diz: "O que fizeres a um destes pequeninos, é a mim que estará fazendo" e, "Como pode dizer que ama a Deus que não vê, se não ama o irmão que vê?". Precisamos muito refletir como anda o nosso comportamento em relação aos nossos irmãos.  Ao perguntarem a Jesus qual o maior dos mandamentos, Ele não nos deixa dúvidas e responde: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

 

Uma mão desrespeitosa e maliciosa pode ferir um irmão de muitas maneiras, não só fisicamente, mas, muitas vezes emocionalmente. O olho muitas vezes é motivo de queda do irmão, seja por ciúme ou inveja, de algo que o outro conquistou. Devemos tomar muito cuidado com o nosso olhar, por isto devemos pedir a Deus que o nosso olho veja com o olhar de Cristo para todas as pessoas. O olho muitas vezes nos engana, e, nos faz ver o mal onde não existe, e, conseqüentemente leva às conseqüências desastrosas para nós e os outros.

 

Devemos tomar cuidado com as riquezas materiais, pois podem nos levar ao comodismo de achar que basta viver a vida usufruindo todo o conforto material, e se não prejudico ninguém por que me preocupar? Não é bem assim, somos todos responsáveis pelo outro de alguma forma.          A omissão também nos leva a pecar contra Deus e o irmão, quando temos nas mãos a oportunidade de fazer realizar o Reino de Deus aqui na Terra e não realizamos.

 

Um jovem rico deseja ganhar o reino dos Céus, e vai até Jesus e pergunta: Bom Mestre que devo fazer para ganhar o Céu? E para testar o jovem rico Ele diz: "Vai vende tudo o que tens e distribui aos pobres", e, o jovem saiu muito triste porque era demasiadamente apegado às coisas materiais. Não basta conhecer os mandamentos, se não colocá-lo em prática de fato. Às vezes achamos que amamos a Deus, mas esquecemos do nosso próximo, que é a imagem e semelhança de Deus.

 

O pecado acontece nas ações que praticamos de errado, mas principalmente na nossa omissão na construção do Reino de Deus. Jesus nos diz: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado". Deus não condena os bens materiais, porém condena quando não sabemos usar nossa riqueza de maneira justa. Precisamos entender que o amor só acontece na partilha, na comunhão com Deus e com os nossos irmãos.

 

Amém!

 

Newton

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário