BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de fev. de 2011

Jesus sempre se coloca do lado dos pequenos, dos excluídos, e assume a defesa deles,assim foi,assim será sempre – Maria Regina


 

 

                                O evangelho de hoje nos apresenta alguns conselhos de Jesus sobre a relação dos adultos com os pequenos e os exclusos. Naquele tempo, muitas pessoas eram excluídas e marginalizadas. Não podia participar. Muitas delas perdiam a fé. O texto que agora meditamos traz estranhas afirmações que, se tomadas literalmente, causam perplexidade às pessoas.

                           A frase de Jesus é inserida aqui: Vos garanto que: Todo aquele que vos der de beber um copo de água em meu nome porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá sua recompensa. Dois pensamentos:  "Quem vos der um copo de água": Jesus está se dirigindo a Jerusalém para entregar sua vida. Gesto de grande doação! Mas ele não esquece os pequenos gestos de doação da vida de todo dia: um copo de água, uma acolhida, uma esmola, tantos pequenos gestos. Quem despreza o tijolo, jamais pode construir a casa!"Porque vós sois de Cristo": Jesus se identifica conosco que queremos pertencer a Ele. Isto significa que para Ele temos muito valor.

                    Quanto ao Escândalo, literalmente, é uma pedra ao longo do caminho, uma pedra no sapato; é o que afasta uma pessoa do bom caminho. Escandalizar os pequenos é ser motivo pelo qual os pequenos se afastam do caminho e perdem a fé em Deus. Quem faz isso recebe a seguinte sentença: "Seria melhor para ele que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de muinho e o jogassem no mar!"

                       Sal e Paz. Estes dois versículos ajudam a entender as palavras severas sobre o escândalo. Jesus afirma: "Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros!" A comunidade, em que se vive em paz, uns com os outros, é como um pouco de sal que dá sabor a todo o alimento.

                    Viver em paz e fraternalmente na comunidade é o sal que dá sabor à vida do povo no bairro. É um sinal do Reino, uma revelação da Boa Nova de Deus. Somos sal? O sal que não dá sabor não serve para nada!

                    Quanto aos pequenos , Jesus acolhe e defende a vida dos pequenos. Várias vezes, Jesus insiste na acolhida a ser dada aos pequenos. "Quem acolhe um destes pequenos em meu nome, a mim acolhe" Se Jesus insiste tanto na acolhida a ser dada aos pequenos, é porque existe muita gente pequena, não acolhida! De fato, mulheres e crianças não contavam naquele época, eram desprezados  e silenciados . Até os apóstolos impediam que chegassem perto de Jesus . Em nome da lei de Deus, mal interpretada pelas autoridades religiosas da época, muitas pessoas boas eram excluídas. Em lugar de acolher os excluídos, a lei era usada para legitimar a exclusão.

                    Às vezes o "pequeno" no evangelho é "uma criança". Isto porque as crianças pertenciam à categoria dos "pequenos", dos excluídos. Além disso, não é sempre fácil discernir aquilo que é do tempo de Jesus e o que é do tempo das comunidades pelas quais foram escritos os evangelhos. Estejam como estejam as coisas, o que resulta claro é o contexto de exclusão que existia na época e que as primeiras comunidades guardavam de Jesus: ele se coloca do lado dos pequenos, dos excluídos, e assume a defesa deles.Assim foi, assim será,Jesus esta e estará sempre pronto a nos acolher, Ele é o mesmo de ontem, hoje e sempre.

Amém

Abraço carinhoso

Maria Gerina

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário