BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de fev. de 2011

Jesus e o jovem rico - Nancy


28 de Fevereiro de 2011: 2ª feira

Evangelho - Mc 10,17-27


VENDE TUDO O QUE TENS E SEGUE-ME!

Desapego. Eis a palavra chave deste evangelho de Marcos nesta 2ª feira.

Jesus conclama todos a segui-Lo, mas para isso é necessário o desapego de tudo, entre os quais se encontra o desapego das coisas materiais.

Conheço muitos católicos, ricos, solidários, misericordiosos, que contribuem com o dízimo e com todas as entidades sociais e beneficentes da comunidade onde residem. Posso afirmar que são cristãos participantes, não só das atividades promovidas pela paróquia como também da santa missa dominical. No entanto, quando ouvem a homilia feita pelo padre sobre este trecho do evangelho, percebo que eles saem da igreja encabulados. E muitos deles questionam conosco acerca do que ouviram no sermão.

Eles dizem que na própria Escritura Sagrada há passagens que não condenam a riqueza, muito pelo contrário, a abundância é para todos! Ainda: que Jesus nos manda buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais nos será acrescentado. Também repetem a afirmativa do Mestre: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (João 10:10).

Resumindo: esses cristãos católicos ficam revoltados quando o padre, durante a homilia, coloca de maneira equivocada essa passagem do evangelho. Sentem-se como um povo que, em virtude da riqueza, são excluídos do amor do Pai.

Na verdade, o que Jesus Cristo fizera com esse alguém, narrado no evangelho de hoje, pode ser comparado à cena que lemos em Gênesis, quando Deus colocando à prova Abraão, pede o sacrifício de Isaque, seu filho. Observem: "Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." (Gênesis 22:2)

Assim Jesus também olhou para ele com amor, e disse: "'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"

Precisamos entender que Jesus falava aqui de acúmulo de bens, de bens em excesso, sem partilha! De bens colocados acima de tudo, em primeiro lugar, fazendo com que as pessoas se esquecessem de Deus, tendo a riqueza como idolatria.

Jesus não condenava, de forma alguma, os ricos da sociedade que faziam justiça, gerando emprego e renda justa aos trabalhadores, mas sim os poderosos, os gananciosos que exploravam os mais pobres, se enriquecendo às suas custas. Essa era a fala de Jesus, com certeza!

Portanto, as palavras de Jesus nos convidam a termos coragem de nos despojarmos das riquezas, deixando tudo para estender a mão aos irmãos que necessitam do nosso amparo, seja ele material ou espiritual.

O Magistério da Igreja diz que o mundo é constituído de "príncipes e vassalos, patrões e proletários, ricos e pobres, sábios e ignorantes, nobres e plebeus, os quais todos, unidos por um laço comum de amor, se ajudam mutuamente para alcançarem o seu fim último no Céu e o seu bem-estar moral e material na terra." (Leão XIII, Quod Apostolici Muneris).

Caríssimos irmãos: os bens materiais, ou seja, a riqueza por si só não é o mal do mundo. As causas verdadeiras residem na obsessão pelo dinheiro, pelas posses materiais excessivas que cegam de tal maneira o homem, deformando o seu relacionamento fraternal com o próximo.

Há uma frase de Boff que diz: "Ninguém é tão rico que não possa receber, como ninguém é tão pobre que não possa doar."

Peçamos a Deus Pai Todo Poderoso que transforme o nosso coração de pedra em coração de carne, para possamos enxergar e ajudar os nossos irmãos menos favorecidos. Que possamos ser libertos do apego aos bens materiais deste mundo, colocando Jesus Cristo em primeiro lugar em nossas vidas. Amém!.

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário