BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de fev. de 2011

A graça de Deus repousava nele -Missionários Claretianos

 

 

Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

 

Apresentação do Senhor (Festa)

 

Santos do Dia: Adelbaldo de Ostrevant (mártir), Adeloga de Kitzingen (virgem), Columbano de Ghent (eremita), Cornélio, o centurião (batizado ele e sua família, por São Pedro, cf. At 10. Segundo a tradição teria sido o primeiro bispo de Cesaréia da Palestina), Flósculo de Orléans (bispo), Fortunato, Feliciano, Firmo, Cândido e Aproniano (mártires), Joana de Lestonnac (viúva, fundadora).

 

Primeira leitura: Malaquias 3,1-4 ou Hebreus 2,14-18
Vou mandar meu mensageiro para preparar o meu caminho
Salmo responsorial: 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)
É ele o rei da glória
Evangelho: Lucas 2,22-40
Estava repleto de sabedoria e a graça de Deus repousava nele

 

Lucas relata a apresentação de Jesus no Templo, e, com isso, quer expressar a novidade de Deus. Lucas mostra o profundo significado da vida e da missão desse pequeno Deus-menino. Essa novidade representa a plenitude das esperanças messiânicas, vindas da tradição judaica, como está escrito no Antigo Testamento.


Por isso Simeão e Ana bendizem e agradecem a Deus, pois foram as testemunhas da salvação de Deus através da presença de Jesus. Entretanto, a salvação plena é mediada por um caminho de entrega e de sofrimento, de cruz e de morte: o caminho da vida de Jesus.

A novidade de Jesus como Messias é apresentada por Simeão que, movido pelo Espírito Santo, compreende que a salvação rompe os limites do povo judaico e se estende por toda a criação, promove a vida, e resgata todos seres humanos da morte.


Resta saber, como pessoas que crêem em Jesus, se estamos assumindo realmente a novidade de Deus, que age em nossa vida e salva os mais debilitados. Assumir a novidade de Deus é agir com os critérios de Jesus: quer dizer, se estamos vivendo na fidelidade a entrega da vida. Hoje é o dia da Vida Religiosa na Igreja Católica.

 

Missionários Claretianos

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário