BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev. de 2011

Fermento de Herodes e dos fariseus - Gilberto Silva


15-Fevereiro                                          


Evangelho Mc 8, 14-21


 

Caríssimos irmãos e irmãs,

 

Novamente Jesus se surpreende e até mesmo repreende seus discípulos que até aquele momento NÃO abriram as suas mentes e seus corações para a Boa Nova que, Ele apresentava a todo o momento nesta peregrinação  conjunta pela Galiléia e Judéia.

Jesus os adverte para a cegueira que os envolviam, pois eles "viam", mas não enxergavam, o real significado das obras miraculosamente realizadas no meio deles.

Os discípulos "ouviam" porém não captavam as mensagens de evangelização que Jesus os ensinava. Faltava-lhes o entendimento.

Tudo por que seus corações estavam ainda endurecidos pelas suas raízes judaicas, pois queriam tão somente um Jesus-Messias-Salvador, aquele que traria de volta a grandeza, a glória e o orgulho do povo judeu perdidos pela dominação romana.

Jesus era contra o fermento dos fariseus com seus falsos sistemas e doutrinas religiosas que não os permitia agir em favor do próximo, do necessitado e especial a favor da vida.  Estes tinham a sua moral humana e religiosa totalmente falida com tanta hipocrisia que às vezes, seus atos falavam tão alto, que os mais  necessitados não conseguiam ouvir as suas vozes.

Jesus  cobrava dos poderosos, principalmente de Herodes, atitudes mais humanas, mais piedosas, mais populares. Ficava contrariado com a prepotência, arrogância e tirania de Herodes, pois elas eram indignas de um judeu verdadeiro. Por estes motivos exortava seus discípulos quanta a estas atitudes no meio deles.

Será que nós às vezes fazemos coisas tão somente para aparecer nos jornais, na mídia e até mesmo dentro da igreja, para que estas ações sejam reconhecidas?  Esta falsidade é também um tipo de fermento fariseu, meus irmãos e irmãs.

O verdadeiro fermento que devemos colocar em nossas palavras, corações e mentes é o da vida, do amor, do serviço ao próximo, da comunhão com Jesus eucarístico.

 

Gilberto Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário