BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de fev. de 2011

“EIS QUE NÓS DEIXAMOS TUDO E TE SEGUIMOS” - Nancy


1º DE MARÇO DE 2011: 2ª FEIRA


Evangelho - Mc 10,28-31



Seguir Jesus sempre foi e é, até os dias de hoje, uma aventura compensadora e maravilhosa, mas cheia de percalços.

Toda aventura (neste contexto desejo que aventura seja compreendida como desafio e conquista da maior fortuna – o Reino de Deus), está entremeada de obstáculos, o que dá ao homem, interna e externamente falando, aquele sabor divino de vitória, algo indefinível.

Equiparemos essa aventura ao caminhar por uma estrada cheia de curvas, de encruzilhadas, com subidas íngremes e descidas pedregosas. Enfim, caminhada considerada como um esporte radical.

Nós, missionários e seguidores de Jesus, assumimos através de nossos pais e padrinhos essa trajetória ao recebermos a luz do Espírito Santo, no batismo. Mas tivemos, é claro, o livre arbítrio para escolher: ser ou não ser discípulos e seguidores de Jesus!  

Pois é, queridos irmãos, ser discípulo e seguidor de Jesus requer despojamento das coisas mundanas, disponibilidade para atuar e coragem para enfrentar os poderosos, os dominadores e opressores que comandam o sistema político e social. "Tarefa fácil?" – Perguntamos nós e perguntariam vocês.

E teríamos como resposta um NÃO enorme, em letras garrafais!

Assim fora naquele tempo de Abraão, de Moisés e de Jacó, no Antigo Testamento. Fora também no tempo dos apóstolos de Jesus, no Novo Testamento, tal como hoje, conosco, após séculos e mais séculos da passagem rememorativa do Messias pela terra.

Seguir Jesus, ser discípulo de Jesus, imitar as atitudes cristãs, viver mediante os princípios da Lei de Deus, abandonar tudo como dissera Pedro a Jesus: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos." Caminho virtuoso, de paz e contemplação, de realização plena. Porém, uma conquista de cada cristão que tem na pessoa de Jesus Cristo o exemplo de bom pastor, o Salvador de nossa vida, o Salvador da Humanidade.

Sabemos que um verdadeiro seguidor de Jesus não é apenas aquele que abandona tudo e todos para segui-Lo, como muitos dos seus apóstolos o fizeram. E muitos ainda o fazem nesta atualidade. Afinal, a constituição familiar é legítima e abençoada por Deus!

Um verdadeiro seguidor de Jesus, porém, se encontra em cada ser humano que deixa os seus afazeres, os seus familiares, e se dispõe a dedicar horas de trabalho para atuar na Pastoral da Saúde, visitando doentes, levando a eucaristia e a palavra de Deus. Ou ainda os catequistas e as catequistas que, semanalmente, se doam pelo ensino e vivência da palavra com as crianças da comunidade, entre outras inúmeras formas de serviço e doação à igreja e aos irmãos.

O evangelho de hoje abre o nosso coração e a nossa mente para refletirmos sobre as mais diversas formas de "abandonarmos tudo e todos" e abrirmos um espaço, na correria desenfreada deste contexto, para olharmos o nosso irmão, colocarmos em prática os dons recebidos de Deus, com gratuidade, partilhar e fazer a justiça social aqui na terra. A bem da verdade, dispor de tempo!

Ser cristão! Não se abater e nem se omitir diante das dificuldades! Enfrentar aqueles que gozam do status, do poder, em defesa dos mais carentes e necessitados. E ir em frente, ciente de que tais gestos e atitudes incomodam sim àqueles que se sentem bem instalados em seu poderio, fechados às mudanças, insensíveis às dores deste mundo... Mas nos tornam humanizados e agradam a Deus que conta conosco na construção do seu Reino de Paz, Justiça e Caridade.   

Oremos: Deus Pai todo Poderoso, farto em misericórdia e perdão, vinde em nosso auxílio para que aprendamos de Maria Santíssima, mãe de Jesus Cristo, a abandonar as coisas mundanas que nos afastam da cristandade. Que o egoísmo, o apego, o comodismo e o medo das perseguições (que não deixarão de existir!) sejam suplantados pela força da cruz, e que Jesus seja o centro do nosso ser, pensar, agir e sentir. Amém!

Anexo "DIACONIA", música da CF 2010, para nos alentar na caminhada.

 

DIACONIA

Aprendamos de Maria a ouvir com devoção
Ter de Marta a energia, pressa e dedicação
Acontece diaconia na ação com oração
Ser uma Marta Maria: Que bonita vocação!

Vamos juntos trabalhar na seara do Senhor,
Pois o povo está a vagar qual ovelhas sem pastor
Libertados pela graça nos dispomos a servir
Sirvamos com alegria, exaltando o Deus do amor.

Do pequeno ser amigo, ao faminto dar o pão,
Com o nu buscar abrigo, com o doente comunhão
Acolher o forasteiro, ao sedento saciar
Libertar o prisioneiro e os mortos sepultar

Todos nós somos chamados para este multirão
venham, pois, muito animados, integrar a comunhão!
Vivenciar diaconia com os mais pobres deste chão;
Resgatar a cidadania, superar a escravidão!

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário