BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de fev. de 2011

Devemos seguir os mandamentos de Deus-Missionários Claretianos



 8 de fevereiro de 2011

5ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: São Jerônimo Emiliani, presbítero (Memória facultativa); Santa Josefina Bakhita, virgem (Memória facultativa); Dionísio, Emiliano e Sebastião (monges mártires da Armênia), Elgiva (abadessa, virgem), Estêvão Cuénot (bispo, mártir), Estêvão de Grandmont (abade), Honorato de Milão (bispo), Jacoba de Settesoli (franciscana terciária),João Carlos Cornay (mártir de Tonkin), João da Mata (presbítero, fundador da Ordem dos Trinitários), Juvêncio de Pavia (bispo), Niceto de Besançon (bispo), Paulo, Lúcio e Ciríaco (mártires de Roma), Paulo de Verdun (monge, bispo), Pedro Igneus (bispo, cardeal), Quinta da Alexandria (virgem, mártir).

Primeira leitura: Gênesis 1,20-2,4a
Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança
Salmo responsorial: Salmo 8,4-5.6-7.8-9 (R.2a)
Ó Senhor nosso Deus, como é grando vosso nome por todo o universo!
Evangelho: Marcos 7, 1-13
Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens

Neste relato Jesus quer mostrar que o legalismo não leva a nada, o escrúpulo não é devoção, e que tudo isto é uma forma de exclusão. Os enfermos, as crianças, as mulheres e os chamados pagãos ficavam de fora da prática da religião, da vida social e da bênção de Deus. Diante desse quadro, os fariseus perguntam a Jesus a razão pela qual seus discípulos não lavam as mãos antes de comer.

Jesus, sabiamente, responde a partir das Escrituras: as normas praticadas podem não passar de meros ensinamentos humanos. O que Deus quer e Jesus propõe é que as pessoas tenham em si o verdadeiro espírito do mandamento de Deus, que se fundamenta na misericórdia e na justiça para com o próximo.

As práticas religiosas e sociais das autoridades e lideranças da época estão distantes do coração compassivo de Deus. Essas práticas promovem o divórcio entre fé e vida, entre o culto e a prática da justiça, e convertem-se assim em práticas vazias e inúteis.

É bom lembrar que ser cristão consiste, fundamentalmente, em promover a solidariedade, a misericórdia e a justiça, em compreender que a vida do ser humano é o bem mais valioso e sagrado que existe.


Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário