BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de fev. de 2011

Bom Mestre que devo fazer para ganhar a vida eterna - Newton

 

Marcos 10,17-27

 

Evangelho do dia 28 de fevereiro de 2011.

 

"Bom Mestre que devo fazer para ganhar a vida eterna?" Esta é a pergunta que todos nós gostaríamos de fazer para Deus em determinados momentos, e é a pergunta que todos nós fazemos para nós mesmos em vários momentos da vida. Que devo fazer para ganhar a vida eterna? Tenho cumprido todos os mandamentos, o que me falta? Será que Deus está satisfeito comigo? O que eu faço tem agradado a Deus? Será que eu sou merecedor da vida eterna?

 

No evangelho de Marcos está escrito que quando Jesus saiu a caminhar veio alguém correndo ao seu encontro, e, ajoelhou-se diante dele para lhe fazer a pergunta, buscando uma resposta para a sua busca interior. Pelo que entendemos a pessoa tinha muitos bens materiais, e observava os mandamentos da Lei de Deus, tentava ser justo, e tinha em seu coração o desejo ardente de buscar a Deus e ganhar a vida eterna, mas infelizmente era apegado aos bens materiais que possuía.

 

Interessante que antes de fazer a pergunta a Jesus, a pessoa diz Bom Mestre! Jesus logo o interpela, porque me chamas Bom? Só Deus é Bom, e, mais ninguém. Será que a pessoa que dialoga com Jesus neste evangelho conseguiu ver em Jesus o próprio Deus? Acredito que sim, pois além de chamá-lo de Bom, acredita obter de Jesus a resposta que tanto procura: "que devo fazer para ganhar a vida eterna?". A pergunta, porque me chama Bom, e a resposta de Jesus, só Deus é Bom, faz nos ter a certeza de que ele viu em Jesus o próprio Deus.

 

Esta pessoa viu logo a possibilidade de uma resposta que atendesse aos anseios de sua alma. A resposta vem, mas com uma condição: "Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!". Jesus conhecia quem o interrogava, e quis tocar justamente no seu ponto fraco: o apego aos bens materiais. Não que Jesus quisesse condenar a pessoa por esta fraqueza, mas fazê-lo refletir melhor sobre sua conduta. Não basta apenas ter uma aparência de boa pessoa, observar todos os mandamentos, se o apego aos bens materiais me impede de colocar em prática o maior de todos os mandamentos, o amor.

 

O amor é que nos faz viver a verdadeira comunhão com Deus e os irmãos. O amor nos ensina a partilhar. O amor nos move em direção ao céu, à vida eterna. Jesus foi bem claro quando disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."(Mateus 22,37-40).

 

Como é difícil ao rico entrar no reino do céu, justamente porque seu amor pelo dinheiro e pelos seus bens materiais o impede de amar a Deus e o irmão em toda a sua essencia.

Fazendo eco ao questionamento dos discípulos, quem pode ser salvo? Jesus nos responde: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível". A justiça e a sabedoria de Deus não são a nossa. Jesus não condenou a pessoa rica do evangelho, Jesus não nos condena, mas, nos dá uma nova chance e, espera de nós uma mudança de vida.

 

Newton

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário