BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jan. de 2011

Virão Jesus andando sobre as águas-Missionários Claretianos

Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Semana da Epifania

Santos do Dia: Carlos Marchioni (franciscano), Cira de Kilkeary (virgem), Emiliana de Roma (virgem), Gaudêncio de Gnesen (monge, bispo), Geríaco de Valkenberg (eremita), João Nepomuceno Neumann (bispo de Filadélfia), Simeão, o Estilita (eremita da Síria), Sinclética da Macedônia (virgem), Talida de Antinoé (virgem), Telésforo (papa, mártir), Alacrino de Casamari (monge, bispo, bem-aventurado), Diego José de Cádiz (presbítero, bem-aventurado), Maria Repetto (religiosa, bem-aventurada).

Primeira leitura: 1Jo 4,11-18.

Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco.

Salmo responsorial: 71(72), 1-2.10-11.12-13 (R. 11).

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

Evangelho: Marcos 6,45-52

Virão Jesus andando sobre as águas.

A intenção do relato que lemos hoje é manifestar a divindade de Jesus e o seu poder sobre o mal. Após despedir as pessoas, Jesus se dirige ao monte para orar, sinal de sua relação intima com o Pai e mostra que seu poder salvífico vem mesmo de Deus; ao mesmo tempo, a oração de Jesus se converte no ambiente propício para contemplar e sair ao encontro dos seus.

Enquanto Jesus se encontra na terra orando, seus discípulos lutam contra o vento, no meio do lago, tentando chegar à outra margem; estes elementos nos indicam a instabilidade da fé dos discípulos, que não se sentem seguros, duvidam, tem medo, impedindo assim de reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

Jesus então é compreendido por Marcos como a única pessoa que pode dar estabilidade e confiança à comunidade de crentes; é ele quem pode salvar e libertar da morte quem na realidade pode “caminhar” acima do mal. Apesar da confusão e das dúvidas, Jesus segue com seus discípulos e os exorta, assim como a nós, a crer nele, a sustentar nossa esperança sempre no ressuscitado.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário