BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jan. de 2011

VINHOS NOVOS EM ODRES NOVOS! -Fr. Anísio Tavares

(17/01/2011)

VINHOS NOVOS EM ODRES NOVOS!

Mc 2,18-22

A REFLEXÃO DE HOJE É FEITA PELO FRÁTER REDENTORISTA ANÍSIO, DA CIDADE DE SÃO PAULO!

Jesus tinha um modo autêntico de seguir os ensinamentos religiosos de seu tempo. Ele, não raras vezes, surpreendia seus ouvintes pela originalidade de compreender o modo como se devia servir a Deus. O jejum era, sobretudo para os doutores da lei, um método válido de se relacionar com Deus, a ponto de causar escândalo o fato de os discípulos de Jesus não jejuarem. É verdade que, em outra passagem, Jesus deixa claro que seu objetivo não era abolir a Lei, mas dar-lhe o pleno cumprimento. O que Jesus faz é dar uma nova interpretação da Lei para colocá-la a serviço da vida.

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta dois exemplos evidentes para que os discípulos de João, e os fariseus, compreendessem a novidade de sua mensagem, segundo a qual o jejum já não era mais critério para ser fiel a Deus. O primeiro se refere à roupa rasgada, que tem um pano velho, e que não resiste um remendo novo. O segundo exemplo, com o qual Jesus finaliza sua analogia, refere-se ao odre velho que não pode suportar um vinho novo. Para os interlocutores de Jesus esses exemplos eram mais do que claros.

Para nós, hoje, os exemplos não são tão próximos. Você já botou um remendo numa roupa, ou já viu o processo de como se faz vinho? Pois é... Mas o sentido do Evangelho é claro. Jesus traz uma mensagem nova, um novo modo de se relacionar com Deus, onde o jejum não será mais a garantia de fidelidade a Deus, mas o amor que leva à doação total aos irmãos. Essa ideia, Mateus traduz muito bem no capítulo 25, ao falar do Juízo final. Vale a pena você conferir.

Diante dessa passagem do Evangelho proposta para nossa meditação hoje, somos convidados a refletir: Será que também não estamos fechados para acolher a proposta de Jesus? Não precisamos rever nosso coração; tirar dele o egoísmo que gera em nós um modo estéril de ser relacionar com Deus? Não está na hora de nos abrirmos para que Jesus possa realizar em nós sua obra redentora de amor? Enquanto estivermos apegados a nós mesmos, descomprometidos com os irmãos, estaremos sendo odres (recipientes) velhos que não suportam a novidade de Jesus, o vinho novo.

Que Santo Antão, cujo dia hoje celebramos, ensine-nos a compreender os ensinamentos de Jesus por meio da oração e do silêncio.

E lembre-se! “Vinhos novos e odres novos”!

Mc 2,18-22 – VINHOS NOVOS EM ODRES NOVOS!

Fr. Anísio Tavares, CSsR.

E-mail: anisiotavares@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário