BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de jan. de 2011

Jesus veio nos libertar e nos renovar - Maria Elian

Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2010

Evangelho (Marcos 1,21-28)


Após chamar os primeiros discípulos, Jesus está em Cafarnaum, num sábado, na sinagoga ensinando, e expulsa de um homem um espírito impuro.

Todos ficavam espantados e admirados, com a autoridade com Jesus ensinava, e expulsa o espírito impuro. “Quem é este que até os espíritos obedecem?”. Diferente da doutrina dos escribas e fariseus que era dominadora, alienante e excludente, Jesus apresentava um ensinamento novo, que convida a praticar o amor, a misericórdia, e a todos libertar de uma doutrina, de uma religião elitista que excluía os pobres, os humildes. A autoridade com que ensinava Jesus era o poder do Pai agindo pelo Filho, e Jesus dizia que agia por iniciativa divina e não por conta própria, Jesus recebia o poder do Pai, que se revelava a todos através do Filho. E quem via e ouvia os ensinamentos de Cristo, ficava admirado porque percebiam e sentiam que algo diferente e especial existia em Jesus, em suas palavras.

Ao expulsar um espírito impuro da sinagoga, Jesus liberta o povo da doutrina da própria sinagoga, que descriminava e oprimia o povo, e assim aproxima a todos de seus ensinamentos de sua prática. “E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia”, o que levará Jesus a se confrontar com autoridades, levando Jesus a morte de cruz.

Irmãos e irmãs, deixemo-nos transformar pela palavra libertadora de Cristo, que o nosso coração seja tocado por sua prática do amor misericordioso e acolhedor, expulsando qualquer espírito opressor, egoísta, que nos impede de nos apaixonarmos por Jesus, e mudarmos de vida, acolhendo em nosso coração a fonte de amor renovadora em nossas vidas. Essa é liberdade que devemos buscar.

Ao constatar que Jesus ensinava, com autoridade, uma doutrina nova, as pessoas podiam reconhecer, logo, a ação de Deus no meio delas.

Os espíritos maus atuam hoje de forma mais sutil, mais discreta: abalando as bases familiares. A relação pais-filhos vem sendo minada por vários fatores: o ritmo de vida acelerado, a falta de tempo, diálogo e carinho, a influência da televisão, cinema, computador e videogame, nas mentes sem senso crítico para filtrar o que é certo e errado. Os espíritos maus de hoje são a falta de respeito entre pais e filhos, a preguiça e acomodação, a falta de auto-estima que gera a carência e torna nossas crianças e adolescentes vulneráveis às más influências... E Jesus também tem autoridade sobre esses maus espíritos! À medida que os ensinamentos de Jesus passam a fazer parte do cotidiano dos pais e dos filhos, os espíritos maus não encontram mais espaço, pois é o Espírito Santo quem conduz os pensamentos e os atos de todos e de cada um.

Mª Elian

Nenhum comentário:

Postar um comentário