BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de jan. de 2011

Jesus de operar curas e milagres em nome de Belzebu? - Fr. José Luís Queimado

SEGUNDA-FEIRA , 24 de Janeiro de 2011


Evangelho - Mc 3,22-30

 

Esta passagem não é fácil de ser interpretada, como vocês já percebem ao lê-la! A palavra Beelzebúl (Βεελζεβούλ), em grego, significa: senhor das moscas; esta palavra provém do hebraico Ba'al Zebub (בעל זבוב). Na realidade, esta divindade era adorada pelos filisteus, na cidade bíblica de Ekron (עֶקְרוֹן), a mais ou menos 30 km de Jerusalém.

As oferendas dos cananeus ao que eles chamavam Senhor dos Exércitos apodreciam nos mesmos lugares em que eram postas, por isso os judeus começaram a zombar dessa divindade estrangeira, dando-lhe o nome de "senhor das moscas", pois elas tomavam conta das oferendas pútridas. Ba'al, na realidade, também significa senhor, em hebraico. Mas ninguém poderia adorar outra divindade que não IHWH (Javé), ainda mais se fosse Ba'al essa divindade.

Para aqueles que acusavam Jesus de operar curas e milagres em nome de Belzebu, os feitos miraculosos do Mestre eram realizados pelo poder de más divindades. Não se tinha ainda a noção de que Belzebu estava no inferno de enxofre comandando os diversos demônios, pois essa concepção demonológica só apareceu no século XVI. Chefe dos demônios, para os judeus, queria dizer que era a divindade estrangeira mais odiada e temida da época de Jesus.

O Mestre usa o mesmo argumento para rebater seus acusadores. Jesus sabe que os seus milagres não tinham nenhuma relação com Satanás ou Belzebu, ou com qualquer outra divindade ou ser mitológico da época. Suas obras são realizações de Deus, para mostrar que seu projeto transcendia a realidade palpável. Jesus fala a respeito de divisões nas famílias ou nos grupos, para que eles se convencessem do erro que estavam cometendo. O Mestre não podia expulsar os demônios (Satanás) em nome de Belzebu, pois estaria lutando contra o seu próprio grupo. Com esse argumento, muitos creram que aquelas obras de Jesus eram divinas.

A última ideia de Jesus é bem assustadora; sempre repercute em todos os ouvidos cristãos. Mas quem sabe dizer o que, na realidade, vem a ser um pecado contra o Espírito Santo!? Muitos já tentaram responder; mas cada um dá uma opinião diferente. É certo que essa linguagem usada por Jesus é para assustar os seus adversários. Mesmo estando aqueles escribas investindo contra ele, Jesus não quer vê-los distante do Reino de Deus. Por isso, ameaça duramente àqueles homens inteligentes da época, que sabiam escrever e interpretar as Escrituras, porque queria que eles aderissem ao projeto salvífico do Reino de Deus.

Pecar contra o Espírito é destruir um ser humano, que possui o Espírito de Deus; que tem o Espírito Santo. É fechar-se em si mesmo, e esquecer o sofrimento à sua volta. É tratar as pessoas ao seu redor como objetos descartáveis. Mas como diz São Paulo: "... mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça!" (Rm 5, 20b). Jesus nunca condenou ninguém, e morreu na cruz para a salvação de todos! Por isso, todos os pecados podem ser perdoados, se houver arrependimento sincero de coração! Esse foi o maior sonho de Jesus: que todos acreditássemos que as suas obras eram da parte de Deus! Que São Francisco de Sales nos ajude a entender e a viver essa realidade!

 

Mc 3, 22-30 – OBRAS EM NOME DE DEUS!

 

Fr. José Luís Queimado, CSsR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário