BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jan. de 2011

“Hoje se cumpriu as escrituras” - Maria Elian

06 de Janeiro de 2011 - quinta-feira

Evangelho (Lucas 4,14-22)

Jesus se manifesta hoje, em uma sinagoga em Nazaré,. Enquanto se realiza o culto, Jesus, na momento da leitura, lê um trecho da profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” Em seguida disse: “Hoje se realizou esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” E diante da admiração de todos, Jesus falava como o Filho ungido e consagrado pelo Pai, não como as autoridades religiosas da época, “Ele ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas”.

E ao se identificar como o Messias da profecia, Jesus se coloca a serviço dos pobres, se dedicando aos excluídos, abrindo-lhes os olhos, restaurando-lhes a dignidade, e a vida que permanece para sempre. A palavra de Jesus é a luz que acaba com as trevas, libertando a todos da ideologia do poder, é a luz libertadora, que traz esperança na prática do amor e da misericórdia. A Boa Nova de Jesus não exalta o poder, mas sim um ensinamento novo com alegria e esperança, que não afasta e nem oprime o povo, como era a doutrina dos fariseus e escribas. Jesus veio resgatar a todos que padeciam, para inseri-los no Reino do Pai. O Messias, veio para concretizar o projeto de libertação de Deus, que o profeta Izaías anunciara.

Jesus nos conferiu poder de levar a Boa notícia a todos, quando nos convida a segui-lo:”Segue-me”, “Ide e proclamai”. Proclamação que deverá ser feita com palavras e ações, aderindo com firmeza ao projeto de Deus, se colocar a disposição com gratuidade. Qual seriam as nossas ações? Posso visitar um doente, levando conforto e esperança, não sendo preconceituosa (o), ouvindo quem precisa ser ouvido, e falando quando necessário, participando da comunidade, de alguma pastoral com a qual nos identificamos, doando um tempinho de nossa vida, para colaborar com a nossa igreja, sendo dizimistas... Enfim, qualquer atitude nossa de fazer o bem para alguém, é uma ação concreta de quem aderiu ao projeto de Cristo. E como seguidores e imitadores de Cristo, que tal tentar fazer o que Ele fez, reavivar a esperança no coração dos pobres, oprimidos e excluídos.

Um forte abraço a todos.

Elian

Oração:

Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário