BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jan. de 2011

É permitido fazer o bem ou o mal ao sábado? -Missionários Claretianos


Serviço Bíblico Latino Americano

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

 

2ª Semana do Tempo Comum

 

Santos do Dia: Alberto de Cashel (bispo), Arcôncio de Viviers (bispo, mártir), Arsênio de Corfu (bispo), Bassiano de Lodi (bispo), Canuto IV da Dinamarca (rei, mártir), Catelo de Castellamare (bispo), Contesto de Bayeux (bispo), Firmino de Gabales (bispo), Germano de Esmirna (mártir), Henrique de Uppsala (bispo, mártir), Laudomaro de Corbion (abade), Mário, Marta, Ábaco e Audifax (mártires), Natalan de Aberdeen (bispo), Paulo, Gerôncio, Januário e Companheiros (mártires da Numídia), Ponciano de Spoleto (mártir), Remígio de Rouen (bispo), Wulstano de Worcester (monge, bispo).

 

Primeira leitura: 1 Samuel 17,32-33.37.40-51
O Senhor que me salvou das garras do leão e do urso

Salmo responsorial: 143(144),1.2.9-10 (R. 1a)

Bendito seja o Senhor, meu rochedo
Evangelho: Marcos 3,1-6
É permitido fazer o bem ou o mal ao sábado?

 

Jesus manifesta em palavras e gestos o verdadeiro sentido da lei: a justiça e a misericórdia para com o próximo. Por isso, Jesus coloca no meio da sinagoga o homem da mão paralisada, dando a entender que a salvação dada por Deus é mediada pela solidariedade e pelo amor aos que sofrem e são marginalizados, que o centro e fundamento da lei é salvar a vida do ser humano a todo custo.

Portanto, o que realmente é lícito, e urgente, é fazer o bem, salvar a vida, tornar presente em todas as coisas a bondade e misericórdia de Deus. Esta maneira de Jesus interpretar e viver a lei se mostra insuportável para os fariseus, pois estão "paralisados", estancados no cumprimento, na piedade e no legalismo, por isso optam, junto com o poder político representado nos herodianos, pensam em acabar com ele.

Podemos identificar neste relato duas maneiras contrárias de compreender a fé em Deus: uma ligada intimamente ao compromisso com a vida e com a sorte dos pobres; outra, atrelada ao poder, à lei e seu cumprimento. Como compreendermos nossa fé em Deus?

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário